Objetivo do CFO é a consolidação do SUS
O Conselho Federal de Odontologia participou da abertura da 15ª CNS realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no último dia 01 de dezembro. Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o objetivo do encontro da saúde pública foi defender o Sistema Único de Saúde (SUS) como um conquista democrática e de cidadania. “Com a participação do CFO, queremos mostrar para a toda a sociedade que o SUS realmente ocupa um espaço importante e nosso interesse é sempre melhorar a saúde do cidadão brasileiro”, afirmou o presidente Ailton Morilhas.
Representantes dos conselhos estaduais, entidades de classe de todos os lugares do Brasil assistiram à entrada das bandeiras levadas pelos Dragões da Independência. Após o Hino Nacional que abriu a solenidade, a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro Oliveira, abriu os trabalhos. Socorro se posicionou contra à proposta de emenda à Constituição (PEC) 451/2014, de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que propõe que todas as empresas paguem planos de saúde aos funcionários. Em sua opinião, isso enfraquece o SUS.
Representaram o CFO o presidente Ailton Morilhas; o Conselheiro Federal, Eimar Lopes e o representante do CFO, no segmento dos trabalhadores, no Conselho Nacional de Saúde, Gerdo Bezerra de Faria.
Durante a solenidade fizeram uso da palavra autoridades como o ministro da saúde, Marcelo Castro, que defendeu a importância da discussão por novas formas de arrecadação de recursos para a saúde.
Pela classe odontológica, Gerdo Bezerra afirmou que a grande proposta trazida pela classe é a defesa do SUS gratuito e de qualidade. “Entidades da odontologia já fizeram movimentos na defesa do SUS anteriormente, o Saúde mais 10 foi um movimento que contou com passeatas, presença no Congresso e realização de audiência pública”, conclui.
Comunicação do CFO – Fonte: CNS