CFO marca presença no XI CIOPAR

O Conselho Federal de Odontologia esteve presente no XI Congresso Internacional de Odontologia do Paraná, realizado entre 6 e 8 de outubro, em Curitiba (PR). Esta edição do evento teve como tema “O Desafio da Odontologia na Atenção à Saúde” e reuniu mais de 2 mil cirurgiões-dentistas e demais profissionais da Odontologia.

Em paralelo ao XI CIOPAR, foram realizados ainda o X Encontro Paranaense de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Epatespo), a I Jornada Paranaense de Odontologia Legal e o II Congresso de Odontologia Militar do Paraná.

foto02g17102011

A abertura oficial, no dia 6, contou com a presença das principais autoridades da área e parlamentares. Compuseram a mesa o presidente da ABO nacional, Newton Miranda de Carvalho; o secretário-geral da ABO nacional, Marco Aurélio Blaz Vasques; o presidente da ABO-PR, Osiris Pontoni Klamas; o presidente do XI CIOPAR, Celso Russo; o presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues; o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca; o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto; o presidente do CRO-PR, Roberto Eluard da Veiga Cavali; o presidente da Academia Paranaense de Odontologia, Fernando Westphalen; o coronel-dentista da Aeronáutica, Evandro Robin de Lima, presidente da Academia Brasileira de Odontologia Militar; o deputado federal Rubens Bueno; os vereadores Paulo Salamuni e Renata Bueno; e Anna Paula Lacerda Penteado, representante da secretária municipal de Saúde, Eliane Regina da Veiga Chomatas.

O presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, destacou a importância de a classe estar unida, pois há muitos desafios a serem vencidos. “Mas com união isso é possível”, lembrou.

Segundo o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca, a Odontologia é uma área muito importante e tem recebido cada vez mais a atenção das autoridades governamentais. “É um exército numericamente poderoso”, disse, em se tratando de número de profissionais. Ele destacou que, dentro da área de saúde, a Odontologia é uma indústria superavitária e, por isso, merece ser respeitada. “O que ela vem conseguindo é digno de respeito”.