O presidente da comissão do Mercosul, do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Mário Ferraro Tourinho Filho, participou, no dia 17 de outubro, da reunião ordinária do fórum e ouviu a importância da Plataforma Arouca, para o contexto Mercosul. O objetivo do encontro foi para construir um efetivo banco de dados nacional do histórico dos trabalhadores inclusive do Sistema Único de Saúde.
A proposta em relação à Plataforma Arouca é para formatar um banco de dados nacional em conjunto com os conselhos profissionais. Após a apresentação da Plataforma, os presentes participaram de uma rodada de perguntas, onde tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas referente a nova estrutura. A efetivação definitiva da matriz mínima está agendada para o dia 1º de julho de 2012, dentro do bloco Mercosul.
Vale destacar que o fórum foi instituído em 2004, pelo Ministério da Saúde, através do Departamento de Gestão e de Regulação do Trabalho em Saúde, e tem como integrantes todos os Conselhos Profissionais da área de Saúde e outras instituições governamentais.
Durante o encontro, o representante do Ministério da Educação, Roberto/Paulo Guilayn fez uma exposição sobre o sistema Arcosul, seu desenvolvimento e sua aplicação. “Consiste em um sistema de acreditação dos cursos universitários, já testados em cursos de Engenharia, Medicina e Agronomia. São 03 vetores do sistema: acreditação, mobilidade e cooperação. Quando se fala em credenciamento estamos falando da universidade e não dos cursos”, explica Roberto Paulo Guilayn.
“RANA é a rede de agências nacionais de acreditação, aí sim estão compondo o sistema o Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai, e os países associados: Venezuela, Chile, Colômbia e Bolívia e se destina a avaliação da qualidade dos cursos. A partir de 2008 outras convocatórias foram efetivados ampliando para a Arquitetura, Odontologia, Veterinária e Enfermagem, concluindo informo que existe uma Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES”, explica o Representante do Ministério da Educação.
O Dr. Mário Ferraro aproveitou a reunião do fórum do Mercosul para convidar os membros para participarem do seminário que será realizado, no dia 24 de novembro, no Acre. “O seminário promoverá a discussão sobre os conflitos fronteiriços relacionados com o Mercosul na região e será promovido pelo Conselho Federal de Odontologia, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Acre”, completa o Representante do CFO.