O conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Samir Najjar, marcou presença, no dia 30 de novembro, na reunião de encerramento das atividades da Comissão de Acompanhamento e Implantação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) na Anvisa.
A ocasião reuniu representantes de diversas áreas da saúde ligados ao gerenciamento de produtos controlados. Cada membro explanou sobre as demandas específicas do SNGPC por entidade e compartilhou informações junto aos profissionais da Anvisa. A chefe do Núcleo de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Nuvig), da Anvisa, Maria Eugênia Cury “o objetivo principal da Anvisa é criar, com o auxílio da comissão de Acompanhamento e Implantação do SNGPC, mecanismos que facilitem e mantenham o diálogo entre a Anvisa e as parcelas da sociedade que estão envolvidas com o manuseio dos produtos controlados”, explica Maria Eugênia.
O Dr. Samir Najjar argumentou sobre o andamento da RDC 44 e a Dra. Maria Eugênia se dispôs a prestar mais esclarecimentos junto aos representantes do CFO correspondente a revogação da RDC 44 em virtude do não cumprimento da função essencial proposto pela nova diretoria da Anvisa. “Foi divulgado uma nota técnica no site da Anvisa sobre a temática abordada para maior entendimento do assunto, com livre acesso a qualquer cidadão”, esclarece Maria Eugênia.
Na sequência, a reunião seguiu a discussão para a definição do número do lote do fornecedor ou do fabricante de insumos farmacêuticos; certificado de Transmissão Regular – CTR, cronograma de adequação à escrituração de antimicrobianos e, por fim, a apresentação dos dados de estabelecimentos no SNGPC por Unidade da Federação – UF.