CFO e SBTI iniciam agenda unificada de trabalho pela valorização da Harmonização Orofacial

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI) iniciaram, em reunião nessa quinta-feira, dia 15 de outubro, em Brasília/DF, agenda unificada de trabalho em defesa da valorização da Harmonização Orofacial. A proposta é realizar ações específicas que evidenciem a importância do Cirurgião-Dentista especialista em Harmonização Orofacial.

O debate, que reuniu diversos representantes de empresas ligadas à Harmonização Orofacial no Brasil, prevê promover melhor entendimento da sociedade sobre o conhecimento e a competência do Cirurgião-Dentista para execução dos procedimentos de complexidade cirúrgica, estética e funcional, com respaldo legal. O trabalho conta com o apoio técnico do setor jurídico do CFO, bem como apoio da área técnica-científica.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a busca é para construir novas formas de avançar no âmbito da Harmonização Orofacial e consolidar a autorização legal e a inquestionável competência do Cirurgião-Dentista para execução dos procedimentos dessa área. “A HOF é uma conquista para a Odontologia, agora precisamos divulgar informações essenciais aos pacientes que buscam esse tipo de tratamento e valorizar os profissionais que a exercem, identificando os critérios de atuação à população. Nossa principal intenção é proteger a Odontologia e, consequentemente, o paciente. O CFO está de portas abertas para contribuir com essa valorização que remete aos novos tempos da profissão. Não podemos nos limitar à uma Odontologia de quarenta ou cinquenta anos atrás. É preciso adaptar a esse novo momento”, destacou.

O Vice-Presidente do CFO, Ermensson Jorge, também afirmou a importância de evidenciar a qualidade do ensino à Harmonização Orofacial, conforme prevê a Resolução-CFO-198/2019: “Como a HOF é a especialidade odontológica mais recente regulamentada pelo CFO, é preciso reforçar, permanentemente, os esclarecimentos pertinentes à especialidade. Para isso, nosso plano de trabalho será elaborado para contemplar todos os pilares temáticos”.  

Segundo o Presidente da SBTI, Tarley Pessoa de Barros, a integração entre as partes envolvidas no trabalho da Harmonização Orofacial almeja fomentar, em caráter contínuo, o desenvolvimento técnico-científico dessa especialidade. “É preciso ampliar o entendimento social de que existe muita responsabilidade envolvida por parte dos Cirurgiões-Dentistas que exercem a HOF em sua área de atuação. Esse é o primeiro passo de um avanço importante desde a regulamentação da Harmonização Orofacial como especialidade Odontológica, que completa dois anos de formalização em 29 de janeiro”, destacou.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br