Representantes do CFO e dos Conselhos Regionais de Odontologia acompanharam na quinta-feira, 20 de julho, o anúncio da liberação de R$ 344,3 milhões do governo federal para a saúde bucal. A cerimônia foi no Palácio do Planalto, em Brasília.
O presidente do CFO, Juliano do Vale, foi convidado a fazer um pronunciamento durante a solenidade e cumprimentou o presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pelo investimento na área.
“Em nome dos conselheiros regionais, dos profissionais de Odontologia e dos atendidos pelo programa, o nosso agradecimento”, discursou. “São ações assim que vão melhorar a saúde bucal dos brasileiros”, disse, depois, em entrevista coletiva.
Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, as ações são resultado de um esforço de gestão: “Nós economizamos R$ 3,5 bilhões para investir em áreas sensíveis”. O presidente Michel Temer reforçou esse discurso ao afirmar que o Brasil não parou.
A verba anunciada na cerimônia será destinada à aquisição de 10 mil cadeiras odontológicas e 17 unidades odontológicas móveis (UOMs) e custeio de 2.299 equipes de saúde bucal e 34 equipes de UOMs.
De acordo com o Ministério da Saúde, 104 milhões de pessoas são beneficiadas pelo Programa de Atenção à Saúde Bucal. Com o novo aporte de recursos, a meta é ampliar a cobertura para atingir pelo menos 111 milhões de brasileiros, 42% da população.
Veja aqui o vídeo da cerimônia.