CFO e CROs aderem ao novo sistema contábil em prol da legislação contábil

Profissionais da área contábil do CFO e dos CROs dos estados participaram, no dia 23 de agosto, em Brasília, de palestras sobre a mudança do sistema em cumprimento a nova legislação contábil.

As palestras tiveram como temas centrais a nova legislação contábil aplicada ao setor público no âmbito dos conselhos e o impacto sobre os sistemas de gestão contábil e orçamentária dos conselhos. O conteúdo foi apresentado pelo consultor de contabilidade e finanças públicas da Implanta, Arthur Mesquita Camargo e o gerente de produto, Rafael de Medeiros Ribeiro.

foto01g_25082011

A mudança na legislação contábil foi uma solicitação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – órgão central de contabilidade – em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade para os conselhos. O objetivo é proporcionar maior transparência no trabalho contábil no setor público e dos conselhos.

O gerente de produto da Implanta explica que após as palestras, as próximas etapas serão: a elaboração do orçamento de 2012, o treinamento dos profissionais da área, viabilizado por vídeo conferência e em janeiro de 2012 estará disponível a 1ª versão do novo sistema para aplicação da nova legislação. O trabalho será estruturado para atender a obrigatoriedade da STN, que será em janeiro de 2012.

Por parte do CFO, estiveram presentes o secretário-geral José Mário Morais Mateus, o conselheiro federal Ermensson Luiz Jorge, o gerente contábil Douglas Alexandre Fontes, o gerente de tecnologia Luciano Maurício Sampaio Barreto, o gerente financeiro Luciano de Mendonça Costa e o auditor externo Luiz Alberto Roque.