O Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Regional de Odontologia de Rondonia realizaram, no dia 17/05, o primeiro Simpósio voltado para Cirurgiões-Dentistas e gestores públicos da região norte – I Simpósio de Políticas Públicas para Odontologia. O evento focou na organização da atenção à saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de estimular os gestores municipais para consolidar convênios com o Ministério da Saúde com olhar nas políticas públicas previstas no Programa Brasil Sorridente.
(Da esq. para a dir. Dr. Ailton Morilhas e Dr. Hailton Cavalcante dos Santos)
Entre os palestrantes do Simpósio, o coordenador nacional de Saúde Bucal, Dr. Gilberto Pucca anunciou que o governo federal disponibilizou R$8,1 milhões para aplicação em saúde bucal pública na região norte do Brasil neste ano de 2013. “O investimento será destinado para ampliação das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família, a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, reorganizando assim a Atenção Básica e a Atenção Especializada. Além de adicionar flúor a estações de tratamento de águas de abastecimento público”, explica.
O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Morilhas garantiu que: “a Autarquia Pública terá o papel de intermediar junto ao Ministério da Saúde e o serviço público às ações propostas no Programa Federal, Brasil Sorridente”, afirma.
Encerrando o Evento, o presidente do CRO-RO, Dr. Hailton Cavalcante dos Santos agradeceu a presença dos profissionais e gestores públicos da área da saúde bucal e destacou: “O I Simpósio de Políticas Públicas para Odontologia foi uma oportunidade de mostrarmos nosso interesse em repassar medidas eficazes e orientações úteis para a consolidação de um trabalho que visa exclusivamente o bem-estar da nossa população, além do bom conceito e a segurança da nossa profissão”, concluiu