O Conselho Federal de Odontologia integrou, nos dias 29 e 30/04, encontro para construção do documento “Visão Estratégica do e-Saúde”. A reunião realizada na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em Brasília, é a continuidade do trabalho desenvolvido há um ano, com a participação efetiva do CFO.
A dinâmica de trabalho seguiu um modelo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, cerca de 40 profissionais da área de Tecnologia da Informação, no âmbito da Saúde, comporam quatro grupos de trabalho para construção do documento: 1 – Governança; 2 – Padrões e Interoperabilidade; 3 – Infraestrutura; e 4 – RH. Após a construção e debate dos grupos, o conteúdo foi apresentado para todos para deliberação em consenso.
(Em discurso, Augusto Cesar Vieira Gadelha)
O CFO esteve representado pelo gerente de tecnologia, Luciano Maurício Sampaio Barreto, que fez parte do Grupo 1 e contribuiu com a construção de ações estratégicas específicas, como o fortalecimento da intersetoridade na governança do e-Saúde e a redução na fragmentação das iniciativas do Sistema Único de Saúde.
O Coordenador da reunião e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, Lincon de Assis Moreira Junior explica que o e-Saúde foi pensado para ir além dos procedimentos clínicos, como agendamento e direcionamento de consultas e tratamentos específicos, de acordo com a necessidade do paciente, por exemplo. “Dois dias de reunião resultou em nove ações estratégicas, representando os sete pilares de sustentação do e-Saúde, que ainda não podem ser divulgados, pois o material ainda está em fase de construção”, explica.
Segundo o diretor do Departamento de Informática do SUS/SGEP/MS, Augusto Cesar Vieira Gadelha, a próxima etapa do trabalho é consolidar as ações estratégicas, por meio de discussão interna no Ministério da Saúde. “A reunião fluiu de forma produtiva, pois o grupo está amadurecido sobre o tema. Como todo trabalho na área da saúde é um pouco complexo, a expectativa é de no fim deste ano colocar em prática as deliberações em andamento”
Sobre o e-Saúde
É um Sistema Nacional de Informação em Saúde que tem por objetivo tornar eletrônico todo o processo que hoje acontece no papel, na área da saúde. O Registro Eletrônico de Saúde (RES) – padronização da informação e da segurança dos dados dos pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS -, é uma parte importante do contexto e-Saúde.