O representante da gerência de tecnologia do CFO, Luciano Maurício Sampaio Barreto, participou, no dia 01 de fevereiro, do encontro para construção da certificação digital do profissional da área da saúde, em Brasília.
A certificação digital está programada para ser lançada, definitivamente, em março. A inovação beneficiará os profissionais da área da saúde em todo oBrasil, pois dará agilidade para o profissional que lida com prontuário eletrônico, arquivamento e outros documentos com perfil semelhante.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d´Avila, a certificação digital reflete no trabalho de 10 anos da Câmara Técnica de Informática?em Saúde, boa parte realizada em parceria com o Conselho Federal de Odontologia. “O CFO tem sido um grande parceiro, das outras áreas da saúde foi o único que se manifestou de modo próprio a compartilhar com o CFM esse caminho em busca da certificação digital, até porque compartilhamos de problemas semelhantes na questão da segurança e da confidencialidade das informações dos profissionais”, explica o Presidente do CFM.
A oportunidade foi propícia inclusive para anunciar a realização do Fórum de Informática em Saúde: confidencialidade e privacidade, agendado para o dia 17 de abril, no ConselhoFederal de Medicina, em Brasília. O Fórum será um norteador da preservação das informações dos profissionais da área da saúde. A expectativa é reunir cerca de 200 representantes da área da saúde, das operadoras da área da saúde, do governo e da justiça.
Para dar continuidade ao trabalho da Câmara Técnica de Informática ?em Saúde, a próxima reunião será realizada no dia 06 de março.