CFO comemora 47 anos dos Conselhos de Odontologia

Em comemoração aos 47 anos dos Conselhos de Odontologia, o CFO promoveu uma cerimônia solene no dia 16 de abril, no hotel Windsor Barra, no Rio.

Além de todo o plenário federal e dos presidentes e conselheiros de todos os 27 Conselhos Regionais, marcaram presença diversas autoridades nacionais da Odontologia e políticos regionais e nacionais, com destaque para o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.

Na ocasião, foram homenageadas sete personalidades que vêm destacando-se por seu trabalho em prol da Odontologia e da saúde bucal da população brasileira. Foi realizada, ainda, a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia aos municípios vencedores.

Abertura

O presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, deu início à solenidade com um discurso em que reafirmou os compromissos do atual plenário à frente do CFO. “O compromisso do CFO é com os CROs, com a Odontologia e com a saúde bucal da população brasileira”, disse.

Morilhas ressaltou os principais feitos da sua gestão desde a posse, no final de 2009, e apontou as principais metas para o próximo biênio. “Muito já conseguimos fazer, mas ainda há muito mais a realizar, como a aprovação da Emenda Constitucional 29, pois só então teremos a certeza de que o que é devido à saúde e à saúde bucal delas será de fato”.

“Precisamos continuar lutando também pela fixação do cirurgião-dentista em equipes multiprofissionais de saúde que atuam em locais de difícil acesso do território nacional”, afirmou ele, que acentuou, ainda, ser “inadmissível” a implantação dessas equipes sem os cirurgiões-dentistas.

O presidente do CFO também destacou os principais avanços obtidos nos últimos anos no campo da saúde bucal, parabenizando, em especial, a atuação dos cirurgiões-dentistas. “Não podemos esquecer dos esforços dos cirurgiões-dentistas em melhorar os serviços de saúde bucal à população”.

Brasil Sorridente

Em seguida, houve a premiação dos municípios vencedores do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia. Criado em 2004 por uma parceria entre o CFO e o Ministério da Saúde, a premiação homenageia, a partir de critérios bem definidos, os municípios que apresentam a melhor infra-estrutura no atendimento odontológico à população.

Todo o ano, os vencedores, além de receberem uma menção honrosa do CFO, são premiados com um consultório odontológico integralmente fornecido e equipado pela empresa Dabi Atlante. O Prêmio é dividido em três categorias distintas, de acordo com o número populacional dos municípios candidatos.

Este ano, os vencedores foram os municípios de Barracão, no Paraná (categoria até 50 mil habitantes), Cambé, também no Paraná (categoria entre 50 mil e 300 mil habitantes), e Anápolis, em Goiás (categoria acima de 300 mil habitantes).

Representando os municípios vencedores, o cirurgião-dentista Antônio Roberto Gomide, prefeito de Anápolis, fez um emocionado discurso de agradecimento. “É uma grande honra sair de Goiás, competir com grandes capitais regionais e ter o reconhecimento do CFO, através do Prêmio Brasil Sorridente, pelo trabalho que temos desenvolvido em nosso município”, afirmou.

Joarez Lima Henriches, prefeito de Barracão, declara que “como nossa cidade fica localizada na fronteira, esse prêmio vai contagiar os catarinenses e os argentinos, mas, acima de tudo, para nós, particularmente, foi uma conquista. Quem conquistou esse prêmio não foi o prefeito, foi a população do município, que ajudou a fazer a diferença”.

Na avaliação do prefeito de Cambé, João Dalmácio Pavinato, o prêmio é “um reconhecimento ao trabalho que foi feito a partir de uma decisão política de levar à população um atendimento calcado na expectativa de melhoria da saúde das pessoas”.

Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional

Ainda durante a cerimônia solene, foi feita a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, que homenageia profissionais que se destacaram pelo seu trabalho e pela sua contribuição à Odontologia em três categorias distintas.

Na categoria, “Contribuição profissional nos campos da ciência (ensino ou pesquisa)”, a comanda foi concedida a três cirurgiões-dentistas: Maria Carméli Sampaio Correia, da Paraíba, Telma Martins de Araújo, da Bahia, e Vitor Gomes Pinto, do Distrito Federal.

De acordo com Maria Carméli Sampaio Correia, a comanda “é um reconhecimento de vida, de ideal e de amor àquilo que se faz, é uma sensação de dever cumprido. A partir de agora, vai ser uma responsabilidade maior para mim”.

“A minha vida tem sido lutar pela Odontologia, e essa premiação é importante porque estou representando o meu estado, os meus colegas, meu trabalho e a minha instituição, a Universidade Federal da Bahia”, afirma Telma Martins de Araújo.

Já Vitor Gomes Pinto diz que “é uma honra absolutamente extraordinária receber tal medalha, pois significa um prêmio por toda uma vida dedicada à profissão. Além disso, é o reconhecimento que vem de um dos conselhos profissionais mais relevantes para o país. Espero ter-me feito merecedor de tanta honra”.

Os cirurgiões-dentistas Eli Guimarães, do Rio de Janeiro, e José Mário Mendes Mamede, do Ceará, foram os agraciados na categoria “Contribuição Honorífica no plano do desempenho social, político e nos serviços”.

Para Eli Guimarães, “o prêmio foi, em princípio, uma surpresa. Ele é um estímulo para mim, pois minha vida profissional foi sempre de vencer desafios, desde o princípio até hoje”.

“Esse prêmio me tocou profundamente. Eu não o esperava, apesar do trabalho que venho fazendo pela Odontologia desde que entrei na faculdade. Essa premiação é importante porque a Odontologia está num crescendo de muitos anos e, cada vez mais, a profissão se projeta no meio social, técnico e científico”, declara José Mário Mendes Mamede.
.
Na categoria “Contribuição Benemérita na área de doação material e/ou obras odontológicas altamente significativas para a sociedade”, foi premiada a cirurgiã-dentista Ana Stella Haddad.

Segundo ela, “a Medalha é um importante reconhecimento, sem dúvida alguma, e, com ela, eu me sinto muito honrada, ainda mais sendo homenageada junto a profissionais com trajetórias tão honrosas quanto estas”.

Por fim, a cirurgiã-dentista amazonense Raquel Rodrigues foi homenageada pelo trabalho que vem desenvolvendo, juntamente a outros profissionais, na região do Alto Rio Negro, no Amazonas, levando serviços de saúde bucal a uma região de difícil acesso.

“A honra é inexplicável. Em meio a tantos problemas e dificuldades que enfrentamos, o que nos move a fazer esse trabalho é o gostar da profissão. Eu recebo essa homenagem em nome todos os profissionais que trabalham comigo na Região do Alto Rio Negro e dos profissionais que atuam nas demais regiões de difícil acesso do país”, diz ela.

Representando todos os homenageados com a comanda, Vitor Gomes Pinto fez um discurso de agradecimento à homenagem do CFO e relembrou o trabalho realizado ao longo de sua vida no sentido de desenvolver a Odontologia e melhorar os serviços de saúde bucal à população brasileira.

“Fico muito feliz em saber que, com muito trabalho e luta, conseguimos fazer com que as crianças que até pouco tempo atrás tinham cárie pudessem tornar-se crianças sadias, sem cáries. E isso é importante porque nos dá mais tempo para cuidar da saúde bucal dos adolescentes, adultos e idosos”, declarou ele.

O cirurgião-dentista aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem de otimismo. “Os tempos mudaram e a profissão também, mas, desta vez, o futuro me parece mais nítido, de mais esperança, e não apenas na economia, mas também e principalmente, na saúde bucal da nossa população”.

Discursos finais

Ao final da solenidade, o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, foram convidados a fazer um breve discurso.

Pucca falou sobre os expressivos avanços obtidos no campo da saúde bucal há oito anos atrás. “Em 2003, quando assumi a Coordenação Nacional de Saúde Bucal, fomos convocados pelo presidente Lula a transformar a Odontologia em saúde bucal. Desde então, conseguimos avanços substanciais”.

Ele também agradeceu ao conjunto de prefeitos que vêm lutando para manter as políticas de saúde bucal e aproveitou a ocasião para fazer importantes revelações. “Se vocês acham que trabalharam muito nestes últimos oito anos, então preparem-se para os próximos quatro. Muita coisa ainda virá e, em breve, a presidente Dilma vai anunciar o Brasil Sorridente Indígena, que vai começar ainda em abril”, adiantou o coordenador.

Haddad teceu elogios à política de saúde bucal desenvolvida nos últimos anos e sublinhou os esforços do CFO, em conjunto com as demais entidades nacionais da Odontologia, na consolidação de melhores serviços de saúde bucal em nível nacional.

“O Brasil tem muito a agradecer à Odontologia pela quantidade e pela qualidade da produção científica que é feita atualmente no país nesse campo. Hoje, o Brasil é o 13o produtor mundial de conhecimento do mundo, e, certamente, muito disso deve-se à Odontologia”.

O ministro ainda falou sobre os avanços na saúde bucal. “A população brasileira hoje sustenta a saúde de uma maneira diferenciada de um passado bem recente, pois, em pouco tempo, pudemos reverter esse quadro de forma substancial”.