O CFO faz alerta à população: prevenção é a melhor aliada da saúde. Esse dia tem o objetivo de despertar um real interesse do ser humano em ajudar pessoas que sofrem com a doença.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem o objetivo de conscientizar todas as pessoas para se unirem contra o HIV. Instituído em 1988, no dia 1 de dezembro a cada ano, o dia é um marco para que desperte o interesse e cuidado pelos infectados pelo vírus, como também, para relembrar as vítimas da doença. “O CFO se alia a essa divulgação para alertar as pessoas de como se prevenir, dos cuidados que todo mundo deve ter para esta prevenção e, ainda, para que desperte um real interesse do ser humano em ajudar pessoas que sofrem com a doença” afirmou o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Morilhas.
Primeira data mundial sobre um tema de saúde, esse dia é um alerta para as pessoas na área de prevenção e políticas públicas para a doença. Segundo informações do site da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que há mais de 30 milhões de pessoas infectadas pelo vírus HIV no mundo. Mais de 25 milhões morreram entre 1981 e 2007 em decorrência da doença, em uma das mais devastadoras pandemias da história. (UNAIDS. UNAIDS Report on the Global AIDS Epidemic 2012. Disponível em http://goo.gl/toqYo. Acesso em 30.Nov.2012).
Comunicação do CFO: Fonte: OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde / OMS – Organização Mundial de Saúde