Brasília é sede da 14ª Conferência Nacional de Saúde

Iniciou no dia 30 de novembro e vai até o dia 04 de dezembro a 14ª edição da CNS na Capital Federal. Cerca de cinco mil pessoas foram inscritas no Evento para debater os desafios e as perspectivas e aprovar propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde – SUS.

2472.f

Entre representantes de entidades, sindicatos e profissionais da área da saúde presentes na 14ª CNS, o Conselho Federal de Odontologia registrou presença desde o primeiro dia da Conferência, na marcha realizada em frente o Congresso Nacional em prol da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que fixa percentuais mínimos de investimentos na área da saúde pela União, estados e municípios, com base no texto original que fixa a alíquota de 10% da União.

A solenidade de abertura da 14ª CNS foi realizada no dia 01 de dezembro e contou com a forte presença da categoria odontológica: presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, os conselheiros federais do CFO, Dr. Samir Najjar e Dra. Evanilde Borges Viana; o assessor especial, Dr. Marcos Luis Macedo de Santana; o membro da Comissão de políticas públicas do CFO, Dr. Gerdo Bezerra de Faria; o membro do Conselho Nacional de Saúde; a presidente da Comissão de Registros de Técnicos em Saúde Bucal e de Auxiliares de Saúde Bucal do CFO, Filomena Barros; o Presidente da FIO, Dr. Welington Moreira Mello e o vice-presidente, Dr.José Carrijo Brom.

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, os representantes de entidades, sindicatos e profissionais ligados à área da saúde debateram e aprovaram os desafios e as perspectivas traduzidas em propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde. As propostas foram elaboradas durante sete meses de trabalho nos municípios e estados de todo o Brasil. No total, foram realizadas 4.347 conferências municipais e 27 estaduais, que repercutiram 346 propostas para debate nos grupos de trabalho da 14ª CNS.