Anápolis é premiada mais uma vez com o Brasil Sorridente

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Anápolis é uma das primeiras colocadas no Prêmio Brasil Sorridente, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em parceria com o Ministério da Saúde, aos municípios que mais se destacam no investimento público em saúde bucal. A solenidade de entrega do mérito aconteceu na noite desta quarta-feira, 24, no Memorial JK, em Brasília (DF).

O evento contou com a participação do prefeito Antônio Roberto Gomide; do secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira Júnior; da coordenadora de saúde bucal do Município, Ana Cláudia Dezzen; além de toda equipe responsável pelos programas reconhecidos pelo Brasil Sorridente. Ainda estiveram na premiação o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o presidente do CFO, Ailton Morilha, além de outras autoridades.

Anápolis figurou entre os três municípios com população superior a 300.000 habitantes, e que tiveram os melhores projetos e investimentos no setor em 2012, ao lado de São Bernardo do Campo (SP) e Florianópolis (SC). A cidade de Belo Horizonte (MG) ocupou a quarta posição. Para que alcançasse o feito, 12 programas implantados na rede municipal de saúde foram avaliados. Entre os destaques está a Odontologia Móvel, pioneiro em todo Brasil, que leva atendimento à zona rural e aos beneficiários do programa Anápolis sem Miséria. Esse modelo foi implantado em vários municípios brasileiros e até em outros países da América Latina.

Segundo o prefeito Antônio Gomide, estar no patamar de grandes centros urbanos, que sempre foram referência em gestão de saúde, é motivo de grande orgulho. “Atender a todos os critérios do CFO nos dá a condição de dizer que estamos no caminho certo”, completa.

O prefeito relata que investimentos como a ampliação da Estratégia de Saúde da Família, o aumento da rede de atenção de atenção básica, a implantação do Saúde Bucal Móvel e a estruturação do Centro Especialidades Odontológicas foram grandes desafios para a gestão, mas que hoje podem ser chamados de referenciais para qualquer administração pública. “É uma luta diária que passa a ser reconhecida.”

Essa declaração é reafirmada pelo presidente do CFO, Ailton Morilha. Para ele, a Prefeitura de Anápolis, ao contrário do que geralmente se prega em relação ao poder público, sabe da importância dos investimentos em saúde bucal. “Anápolis hoje serve de exemplo para Goiás e para o Brasil. Com a qualidade dos serviços prestados, ganham o profissional da odontologia, o governo municipal e, principalmente, a população”, elogia.

Para o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, na premiação estiveram os municípios com as melhores gestões em saúde bucal do País. “Por isso quero transmitir a Anápolis, em nome do Ministro Alexandre Padilha, nosso maior reconhecimento”. Segundo ele, a saúde pública é um dos maiores desafios do Governo Federal e, por isso, necessita do empenho de cada um dos municípios. “E esse prêmio é a comprovação de que a cidade tem cumprido um efetivo compromisso com a qualidade de vida de sua população”.

Programas
No Brasil Sorridente de 2011, Anápolis esteve entre a cinco cidades com melhores programas de saúde bucal. No ano passado, conseguiu a primeira colocação, superando municípios importantes como Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Aracaju (SE).

A Saúde Bucal do município conta com mais de 90 equipes que atuam nos postos de saúde, Centros de Especialidades Odontológicas, entidades filantrópicas, creches e escolas de Anápolis. Confira abaixo a relação de todos os programas executados pela Prefeitura de Anápolis.

Escovação: É uma ação coletiva realizada mensalmente em todas as escolas do município para instruir as crianças sobre a forma correta de escovar os dentes, como prevenir cáries e distribuição de kits odontológicos com escova de dente, creme e fio dental;

Dente São: O programa atua dentro de todas as escolas municipais levando o atendimento odontológico como obturações, extrações, limpeza e outros serviços.

Férias Sorridentes: Durante o período de férias escolares, as crianças continuam recebendo tratamento odontológico nas escolas. O programa é uma continuação do Dente São.

Ortodontia Preventiva: Crianças de 6 a 12 anos que apresentarem necessidade de corrigir algum problema, como recuperação ou controle do espaço, correção de mordida cruzada, correção de mordida aberta, além de outros tratamentos são encaminhadas pelo programa Dente São.

Saúde Bucal em Casa: Atende pacientes acamados que não têm condições de buscar uma unidade de saúde para receber tratamento odontológico.

Gestante Feliz, Bebê Sorridente: O programa incentiva as gestantes a usarem a rede pública para o acompanhamento da gestação (pré-natal). Durante este período, elas recebem atendimento odontológico e orientações sobre como realizar a higienização bucal do bebê quando ele nascer. Além disso, a partir do parto, a criança também recebe acompanhamento de saúde bucal.

Prevenção de Câncer Bucal: O atendimento preventivo é realizado através de palestras para a população conscientizando sobre a importância do autoexame bucal. Uma vez que o paciente tenha alguma alteração suspeita na cavidade bucal, ele é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para diagnóstico e tratamento.

Atendimento ao Idoso: Mais qualidade de vida é oferecida às pessoas idosas através de um atendimento realizado dentro de abrigos filantrópicos, Hospital Dia do Idoso e Centro de Convivência dos Idosos. Uma equipe especializada atende esta população realizando tratamento odontológico, bem como confecção de próteses dentárias.

Plantão Odontológico: O plantão odontológico foi criado para atender as emergências. No Hospital Municipal, o atendimento emergencial é 24 horas.

Atendimento Noturno: O programa foi desenvolvido para atender emergências odontológicas e também pacientes que trabalham durante o dia. O atendimento noturno odontológico funciona no Cais Jardim Progresso e funciona até as 22 horas.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO): As unidades doMaracanã e Vila Jaiara dão continuidade ao trabalho realizado pela rede de atenção básica do município. O tratamento é oferecido por especialistas nas áreas de periodontia, confecção de próteses, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial e dentística. O CEO também se dedica ao atendimento de pessoas com necessidades especiais e à odontopediatria para crianças de 0 a 3 anos.

Atendimento Móvel – Zona Rural: A população da zona rural é atendida através do consultório móvel instalado no ônibus, totalmente equipado para o procedimento.

Atendimento Móvel – Anápolis Sem Miséria: Um consultório móvel foi disponibilizado para atendimento da população caracterizada como de extrema pobreza nos bairros mais carentes da cidade, onde a cobertura de saúde é menor.

Fonte: http://bit.ly/11GSxGD