O Conselho Federal de Odontologia (CFO) apresenta a terceira atualização de recomendações desenvolvidas junto a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), para intensificar a luta contra a Covid-19 no atendimento odontológico. As novas orientações foram elaboradas a partir de avanços sobre o conhecimento da doença, de publicações científicas e revisões sistemáticas publicadas e, sobretudo, das demandas identificadas pela categoria em todo o Brasil. O trabalho conduzido segue em caráter permanente por meio do Comitê de Odontologia de Enfrentamento à COVID-19.
As medidas protocolares técnicas incluem, nesta versão, orientações específicas para os cuidados bucais de pacientes em consultórios, ambulatórios e Hospitais. Além da atualização de dados disponibilizados que reforçam, ainda mais, o trabalho já desenvolvido por Cirurgiões-Dentistas e agentes públicos contra a proliferação do vírus em procedimentos odontológicos. Como a Covid-19 é dinâmica, as informações e recomendações apresentadas podem ser atualizadas com frequência, à medida que a pandemia faça novos direcionamentos e conforme novos conhecimentos científicos.
Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a terceira versão de recomendações valida o compromisso do Conselho na luta contra a COVID-19. “São medidas concisas e baseadas em evidências clínicas e científicas com objetivo de auxiliar e orientar profissionais de odontologia a aplicarem medidas protocolares técnicas compreensíveis diante da COVID-19. Não pouparemos esforços nas discussões e análises criteriosas nesse grupo de trabalho; a qualquer momento, novas recomendações podem ser editadas”, explica.
CLIQUE AQUI e confira a terceira atualização de recomendações.
CLIQUE AQUI e acesse as versões anteriores.
Por Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br