Presidentes dos conselhos regionais de odontologia reuniram-se para debater temas como a tramitação do projeto de lei 3661/2012, a aplicação da toxina botulínica pelos cirurgiões-dentistas, a regulamentação do ensino a distância (EaD) nos cursos de Odontologia e a reformulação do Código de Ética Odontológica. O encontro aconteceu na sede do CRO-RJ, de 9 a 11 de outubro.
“Além dos presidentes dos CROs, contamos também com a participação dos presidentes das Comissões de Ética dos regionais para falar a respeito das atualizações necessárias no Código de Ética”, afirmou Luiz Evaristo Volpato, presidente do CRO-MT e da Comissão de Alteração do Código de Ética do CFO.
“Discutimos também a regulamentação de procedimentos de harmonização orofacial, que incluem a aplicação da toxina botulínica. O CFO baixou uma portaria sobre o uso da substância e, no debate, falamos sobre o tema, em especial a respeito da carga horária de estudo necessária para que o profissional possa realizar o procedimento”, explicou Evaristo.
Outair Bastazini, presidente do CRO-RJ, destacou o debate relacionado ao Código de Ética: “Essa reunião é importante para discutir modificações no Código. A finalidade é acompanhar a evolução da Odontologia e da estrutura social para observarmos a necessidade de modernizar nosso Código”.
O PL 3661/2012, que prevê a contratação de técnicos de radiologia para a realização de procedimentos de raios-X em consultórios, atividade que já é incorporada à formação e atividade dos cirurgiões-dentistas, também foi incluído na pauta. Os presidentes dos CROs manifestaram preocupação a respeito do tema.