O VI Congresso Internacional de Odontologia de Santa Catarina, que aconteceu de 8 a 10 de junho em Florianópolis, comemorou os cem anos de fundação da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e da Federación Odontológica Latinoamericana (FOLA). O evento técnico-científico, organizado pela ABO, reuniu cerca de 1 mil profissionais da área de Odontologia e contou com 24 cursos e 51 conferências.
Luiz Fernando Varrone, presidente da ABO, ressaltou o papel da instituição, que conta com cerca de 90 mil associados e 321 sedes em todos os estados brasileiros. A história da ABO tem origem em 1917, como Federação Odontológica Brasileira (FOB). Em 1949, a FOB passou a ser oficialmente denominada União Odontológica Brasileira, e em 1962 decidiu-se adotar o nome atual.
“Os congressos são oportunidades para renovar o conhecimento, mas também para a socialização. A profissão de cirurgião-dentista é um tanto ingrata nesse sentido, porque muitos passam o dia inteiro no consultório. Nos congressos, podem reencontrar os amigos, conhecer novos colegas e fazer networking,” afirma Varrone.
No VI Congresso Internacional de Odontologia de Santa Catarina também aconteceu uma reunião da FOLA com representantes de 15 das organizações que integram a instituição. A FOLA foi fundada no Chile em 1917 e hoje está sediada em Quito, capital do Equador. A entidade reúne associações da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
“O CFO participar da comemoração dos cem anos da ABO e da FOLA é de uma importância extrema, no sentido que as duas entidades guardam uma tradição da associação odontológica no Brasil e na América Latina. O Conselho Federal se sente honrado de participar desse Congresso e homenagem,” afirma o presidente do CRO de Santa Catarina, Murilo Rosa, que representou o presidente do CFO, Juliano do Vale, no evento.