Dia 28 de abril – dê atenção ao seu sorriso. “Além de um belo sorriso, o cidadão precisa da qualidade de sua saúde bucal. É com esse objetivo que o CFO faz um alerta no Dia do Sorriso – Para termos um lindo sorriso é preciso uma excelente qualidade da saúde bucal”
Nesse Dia do Sorriso, o CFO faz um alerta ao cidadão para a prevenção por meio da higiene bucal, evitando assim várias doenças causadas por infecção dentária. A prevenção deve ser o foco também na necessidade de ampliação das políticas públicas no país. “Além de um belo sorriso, o cidadão precisa da qualidade de sua saúde bucal. É com esse objetivo que o CFO faz um alerta no Dia do Sorriso – Para termos um lindo sorriso é preciso uma excelente qualidade da saúde bucal”, disse o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
Segundo os especialistas, “Sorrir” contribui para a autoestima da pessoa, ameniza a ansiedade, tonifica os músculos do rosto, dentre outros benefícios. Mas os cuidados de um cirurgião-dentista vão muito além de um lindo “sorriso”, pois é através dele que a odontologia avalia sua saúde bucal. Mais do que um sorriso bonito, o cirurgião-dentista cuida da qualidade desse sorriso, consequentemente, ele cuida da “qualidade da saúde bucal” do cidadão.
Segundo o cirurgião-dentista, Sérgio Vieira, prof. Titular da Disciplina de Dentística do Curso de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), “Um sorriso bonito envolve mais do que dentes brancos, como, por exemplo, saúde psicológica, composição da face, lábios e uma série de detalhes que precisam ser discutidos caso a caso” afirmou o especialista.
Este dia internacional do sorriso foi criado em 1963 por Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets. Ball é o criador da imagem do smiley, reconhecida internacionalmente. E o CFO aproveita esse dia para homenagear o cidadão com alguns alertas:
1) De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), o valor estimado do câncer bucal no Brasil é de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres. O câncer bucal é um tumor maligno que mata mais de 4 mil pessoas por ano e atinge a boca e parte da garganta, podendo passar para os lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.
2) Sorria, mas antes observe: – Escove os dentes 3 vezes por dia; – Use fio e creme dental diariamente; – Vá ao consultório odontológico regularmente – pelo menos a cada 6 meses; – Fique atento a feridas na boca que demoram a cicatrizar; – Fumo e bebidas alcoólicas aumentam o risco de incidência do câncer de boca.
Comunicação do CFO