Isso demonstra o trabalho do CFO em prol da saúde bucal da população brasileira e a valorização do profissional.
A 10ª edição do Prêmio Brasil Sorridente / Conselhos de Odontologia tem muito a comemorar, as inscrições contaram com a maior participação dos municípios brasileiros de todas as edições. Felizmente o país está despertando para a importância da implementação de políticas públicas em seus municípios.
“Essa é uma realidade que muito nos deixa feliz – levar políticas públicas para os municípios brasileiros na área de saúde bucal. Estamos realmente realizados com esse número record de participação nacional. Isso demonstra o trabalho do CFO em prol da saúde bucal da população brasileira e a valorização do profissional. Agradecemos imensamente à parceria dos CROs, dos Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que trabalharam na divulgação diretamente com os municípios e aos nossos parceiros no prêmio como o Ministério da Saúde (MS), Dabi Atlante e Colgate-Palmolive. Um agradecimento especial à Comissão de Políticas Públicas do CFO que é digna de elogios”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Morilhas.
Criado pelos Conselhos Federal e Regionais de Odontologia, o prêmio é concedido pelo CFO, anualmente, a municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas locais de saúde bucal. A iniciativa tem o objetivo de incentivar ações de saúde bucal voltadas à população. Por isso, contempla cidades que se destacam na realização de práticas odontológicas bem-sucedidas.
As 210 cidades inscritas foram avaliadas em diversos critérios, entre eles a contrapartida municipal no financiamento em saúde; a constituição legal de Conselho Municipal de Saúde com representante da saúde bucal; a proporção de cobertura de equipes de saúde bucal na atenção básica; e o desenvolvimento de ações de promoção e vigilância em saúde bucal.
Os Conselhos Regionais vão divulgar, em breve, as cidades vencedoras da etapa estadual do Prêmio, que vão concorrer na etapa nacional.
Comunicação do CFO