DIGA “NÃO” ÀS DROGAS

A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987

A Organização das Nações Unidas (ONU) marca, hoje, 26 de junho, o Dia Internacional de Combate às Drogas, um mal que abrange cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas que usam drogas ilícitas, segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU. “Precisamos conscientizar as pessoas que o uso de drogas prejudica a saúde e, muitas vezes, em casos mais avançados com o uso de drogas ilícitas, também prejudica toda a família. É um mal para toda a sociedade mas que precisamos ajudá-los com políticas públicas”, afirma o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
Todo ano, a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas. Nesta data, em Viena, é lançado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de drogas. Segundo pesquisas, o Relatório Mundial de Drogas (Ano 2007) informa que o comércio mundial de drogas movimenta cerca de US$ 322 bilhões por ano e que no Brasil houve um crescimento do consumo , contrariando a tendência mundial de estabilização.
A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.
Ainda de acordo com o relatório da ONU, há uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.
Comunicação do CFO