A Inserção do Cirurgião-dentista na Rede Hospitalar do RN foi tema de palestra no CES

Palestra teve como tema as ações dos Cirurgiões-dentistas no ambiente hospitalar

Banner Palestra Eimar Lopes 385x119pxO cirurgião-dentista e conselheiro Federal, Eimar Lopes, ex-presidente do CRO-RN, apresentou na quarta-feira, (4/2), na Reunião Ordinária 218º do Conselho Estadual de Saúde (CES), a palestra  “A Inserção do Cirurgião-dentista na Rede  Hospitalar do  Rio Grande do Norte”.

A palestra foi realizada durante a reunião do plenário do CES, que acontece uma vez por mês no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), em Natal. A conselheira do CRO-RN e do CES, Aldenísia Alves, coordenou a mesa sobre a inserção do CD na rede hospitalar pública.

O secretário-adjunto de Saúde do Estado, Marconi de Lima Rocha, e o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, além dos integrantes do CES, que representam os usuários do SUS, profissionais de saúde, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços, participaram da palestra.

O conselheiro Federal, Eimar Lopes, que concluiu o curso de Odontologia Hospitalar promovido pelo Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte, apresentou sua palestra falando inicialmente sobre as ações dos Cirurgiões-dentistas no ambiente hospitalar, as leis relacionadas à inserção destes profissionais nos hospitais e UTIs.

Lopes reconheceu as dificuldades dos cirurgiões-dentistas para atuarem em equipes multidiciplinares de UTIs, devido a sua formação voltada para atender pacientes entre quatro paredes, mas também acredita que os profissionais capacitados para este novo desafio saberão se adaptar ao trabalho coletivo.

O conselheiro Federal também falou de algumas doenças que os cirurgiões-dentistas podem atuar para a melhoria do estado do paciente, como a pneumonia associada à ventilação mecânica. Segundo ele, ela ocupa o primeiro lugar na mortalidade e morbidade, além de ser o segundo em fator de infecções hospitalares.

O cirurgião-dentista comentou que as medidas recomendas para a prevenção da pneumonia, como a higiene oral com antissépticos (clorexidina), já estão reduzindo a incidência da doença nos pacientes atendidos na UTI do Hospital Walfredo Gurgel, onde já atuam os profissionais da Odontologia com o curso de capacitação em odontologia hospitalar.

Comunicação do CFO: Fonte – Comunicação do CRO/RN