21º Encontro de Professores de Dentística em Belém

Incentivo ao ensino e à pesquisa na área de Dentística

O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO) Ailton Morilhas, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PA), Roberto Pires, prestigiaram, no dia 16 de janeiro, no Radisson Maiorana Hotel, em Belém, a solenidade de abertura do 21º Encontro de Professores de Dentística, promovido pelo Grupo Brasileiro de Professores de Dentística (GBPD). “Parabenizo o GBPD pelo trabalho que vem realizando ao longo de 40 anos, principalmente, incentivando o ensino e a pesquisa na área de Dentística e contribuindo para a formação dos profissionais e saúde da população brasileira’, disse Morilhas.

Também estiveram presentes o tesoureiro do CFO, Rubens Côrte Real e o conselheiro federal, Messias Gambôa, entre outras autoridades.

Morilhas compôs a mesa de abertura juntamente com o presidente do GBPD, Camilo Anauate Neto; o coordenador do Encontro, Armando Chermont; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Emanoel Tourinho; a vice-coordenadora do Encontro, Ceci Martins; o diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, Mauro Acatauassu Nunes; e a cirurgiã-dentista Andréa Corrêa, filha do presidente de honra do Encontro, Rogério Campos Corrêa, que faleceu em 2014 e foi homenageado durante o evento.
Em seu pronunciamento, Ailton Morilhas parabenizou o GBPD pelo trabalho que vem realizando ao longo de 40 anos, principalmente, incentivando o ensino e a pesquisa na área de Dentística e contribuindo para a formação dos profissionais e saúde da população brasileira. Morilhas ressaltou que a presença do CFO no Encontro representa o fortalecimento da parceria entre as duas instituições, no sentido de buscar uma Odontologia cada vez melhor para a sociedade. “Há muito o que ser feito, então vamos unir nossas forças por esse objetivo, desejo a todos um ótimo encontro”, concluiu.
O presidente do GBPD, Camilo Anauate Neto, contou um pouco da história da entidade, citando os presidentes e locais de cada um dos 21 Encontros realizados até hoje. Para ele, o Encontro é um congraçamento de pessoas especiais que amam a Dentística. “Durante todos esses anos de convívio, muitas amizades foram feitas e ajudaram a consolidar a Dentística no Brasil. Por meio desses encontros, melhoramos a especialidade, a Odontologia e principalmente a saúde da população”, disse Anauate.
Ele elogiou a programação científica do Encontro, que contou com a presença de palestrantes de renome nacional e internacional e agradeceu a Armando Chermont pelo excelente trabalho na realização do evento.
Por fim, falou Armando Chermont, que contou parte da história da sua vida e sua relação com a Odontologia, lembrando nomes importantes da Odontologia paraense, que contribuíram para a sua formação profissional, como os professores Rogério Campos Corrêa e Acácio Centeno, assim como episódios marcantes e até engraçados que marcaram a sua caminhada na Odontologia. Enfim, agradeceu a Deus por ter o privilégio de realizar o 21º Encontro do GBPD em Belém e leu um poema sobre saudade.

Texto e fotos: Roberta Vilanova/Ascom/CRO-PA

Comunicação do CFO