Encontro realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) reuniu, nesta sexta-feira (14/11), diretoria, conselheiros federais e representantes estaduais, em Brasília. Ao ressaltar os 50 anos de criação dos Conselhos Federal e Regionais, comemorados nesse ano, o presidente do CFO, Ailton Morilhas, destacou a importância das reuniões periódicas com o plenário e representantes, tanto para o fortalecimento da instituição quanto para a democratização de ideias e ações. “É fundamental trabalhar em conjunto, priorizando o diálogo e a cooperação ”, concluiu o presidente.
Um dos pontos abordados foi a necessidade de acompanhamento, por parte das entidades e profissionais de Odontologia, dos projetos de lei (PLs) que tramitam no Congresso Nacional, pois são do interesse de toda a classe. Um desses trabalhos da área parlamentar é a Lei nº 13003/2014 (altera a Lei nº 9656/1998), que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. O CFO convida, estimula e trabalha em parceria com todas as entidades de classe nacionais que são representantes legalmente constituídas perante a sociedade, para que participem, junto ao Conselho desses trabalhos em prol da Odontologia brasileira.
Para ratificar a importância desse trabalho e estreitar a relação com o governo federal, centro das decisões que norteiam as políticas públicas no país, o CFO muda sua sede do Rio de Janeiro, para Brasília, a capital Federal. Ao acompanhar mais de perto as ações do Congresso Nacional, o Conselho compartilha, efetivamente, dessas decisões em prol dos objetivos de classe, incluindo, assim, o Conselho na pauta da agenda Federal.
Para finalizar, o presidente ressaltou a importância da troca de informações promovidas no encontro e solicitou a todos que, no próximo evento, continuem a apresentar sugestões para a valorização da profissão e proteção à sociedade, missão maior dos conselhos de Odontologia.
Comunicação do CFO