CFO participa do lançamento da cartilha com orientações do TCU para os Conselhos de Fiscalização

Cartilha de Orientações para os Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais do TCU

O presidente do CFO, Ailton Morilhas, participou, dia 28 de agosto, do lançamento da cartilha de Orientações para os Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais do TCU.Imagem CFO WEB 176x196Estava presente o presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, acompanhado do ministro substituto, Augusto Sherman. Do CFO, o evento contou com a presença do secretário-geral, Genésio de Albuquerque, e do assessor especial da presidência, Ermensson Jorge. “Essa cartilha vem mostrar a grande importância da gestão dos conselhos na área de fiscalização. Com isso, o TCU fortalece a atuação de nossa instituição e o CFO está presente para sempre caminhar nas boas práticas de uma boa gestão pública”, afirma Morilhas.

entidades TCU

Da solenidade participaram representantes de diversos conselhos, além do presidente do Sistema Cofeci-Creci, que engloba o Conselho Federal de Corretores de Imóveis e os conselhos regionais, João Teodoro da Silva e o coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, José Augusto Viana Neto. O lançamento ocorreu durante evento realizado no Cofeci.

O ministro Augusto Nardes discursou sobre a importância dos conselhos e de seus conselheiros. Para o ministro, fortalecer os conselhos significa dar capacidade de fazer a diferença e é isso que a cartilha procura trazer para o trabalho dos conselhos de fiscalização. O documento busca contribuir para a excelência da gestão pública. Para isso, além de apresentar esclarecimentos a respeito dos sistemas de controle existentes na administração brasileira e mostrar coletâneas sistematizadas da jurisprudência do tribunal sobre diversos aspectos, ela dedica atenção especial à prestação de contas e aos relatórios de gestão.

Comunicação do CFO com informações da Comunicação do TCU