São Bernardo do Campo recebe do CFO Prêmio Brasil Sorridente 2013. Lideranças de entidades odontológicas e autoridades políticas prestigiam evento

A tarde da última sexta-feira, 14 de março, foi de comemoração em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. Vencedor do Prêmio Brasil Sorridente em 2013, o município recebeu do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, em parceria firmada com a empresa fabricante de equipamentos odontológicos Dabi Atlante, um novo consultório odontológico equipado, o qual encontra-se instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito Riacho Grande. A cerimônia de inauguração aconteceu às 14 horas. São Bernardo do Campo foi premiado na categoria acima de 300 mil habitantes. Cerca de 300 pessoas serão beneficiadas diretamente com a ativação do consultório. Pacientes com necessidades especiais são atendidos pela unidade de Saúde Amigo Especial.

UBS de São Bernardo do Campo onde funciona o novo consultório odontológico

Unidade Básica de Saúde onde funciona o novo consultório odontológico em São Bernardo


Durante o cerimônia oficial de inauguração, o presidente do CFO parabenizou a toda equipe de saúde bucal da cidade pelo trabalho que vem sendo desenvolvido.

“O prêmio recebido por São Bernardo do Campo foi uma conquista pelo trabalho realizado pela equipe de Saúde Bucal do município, assim como o bom aproveitamento do investimento, pela qualidade do serviço e, sobretudo, pelo atendimento dado à população. O CFO, através da entrega desse prêmio, procura homenagear não só os profissionais envolvidos, mas também a toda população local”, afirmou Morilhas, momentos antes de receber pelas mãos do vice-prefeito Frank Aguiar, uma placa em homenagem ao Conselho Federal de Odontologia pela criação do Prêmio Brasil Sorridente. Logo em seguida, houve descerramento de placa marcando a entrega do novo consultório.

Presidente Morilhas recebe placa de homenagem em São Bernardo do Campo

Presidente do CFO recebe placa em homenagem ao Conselho Federal de Odontologia


O vice-prefeito Frank Aguiar agradeceu o prêmio recebido e lembrou os avanços que a saúde bucal tem alcançado nos últimos anos, aumentando extraordinariamente o numero de profissionais das equipes no município.

“Vamos participar novamente do concurso, em virtude da credibilidade do prêmio e para trazer melhorias na prestação de serviços à população da cidade”, garantiu. Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca também parabenizou São Bernardo do Campo por ter sido vencedor do prêmio e enfatizou com elogios a parceria “de todas as horas” com o CFO.

Secretária de Saúde de São Bernardo do Campo durante a inauguraçao

Secretária municipal de Saúde, Odete Gialdi, discursa para líderes de entidades odontológicas


Também estiveram presentes a gerente regional da empresa Dabi Atlante Amanda Janaína Nogueira, o assessor especial da presidência do CFO, Dr. Ermensson Luiz Jorge; o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Cláudio Yukio Miyake; o presidente da ABCD, Dr. Silvio Jorge Cecchetto; o presidente da APCD, Dr. Adriano Forghieri; o presidente da FIO, Dr. José Ferreira Campos Sobrinho, além da secretária municipal de Saúde Odete Gialdi; o coordenador de Saúde Bucal do município, Francisco Ângelo Biagioni; o presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, vereador Tião Mateus (PT), dentre outros vereadores, autoridades da saúde pública e lideranças da classe odontológica.

Consultório odontológico

Primeira iniciativa nacional com essas características, o prêmio foi instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais, com apoio do Ministério da Saúde e o patrocínio da Dabi Atlante. Além do reconhecimento público, as prefeituras vencedoras são premiadas gratuitamente com um consultório odontológico completo.

Seu nome foi inspirado no programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, que entre 2003 e 2010 investiu aproximadamente R$ 3,5 bilhões em ações de atenção à saúde bucal. A implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e a ampliação das Equipes de Saúde Bucal (dentro da Estratégia Saúde da Família) estão entre os principais resultados do programa. Para consolidar os avanços obtidos, é necessário o comprometimento dos municípios para a implantação de políticas públicas efetivas na área de saúde bucal. O prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia nasceu com a meta de estimular esse compromisso.

Prêmio Brasil Sorridente 2014

Neste ano, as prefeituras terão até o dia 30 de maio para encaminhar um ofício, dirigido obrigatoriamente ao Conselho Regional do seu estado, solicitando sua inscrição no prêmio “BRASIL SORRIDENTE”, e anexando a documentação comprobatória exigida.

Os Conselhos Regionais informarão ao CFO o município que melhor se destacar em cada grupo populacional, em sua jurisdição, até 31 de julho. Os selecionados serão homenageados em solenidade a ser realizada no mês de agosto de 2014.

Municípios paulistas vencedores em 2013

Em 2013, além de São Bernardo do Campo, outras duas cidades paulistas ficaram entres as três colocadas na etapa nacional do prêmio. Foram elas: Marília, que obteve segunda colocação na categoria de cidades com população de 50 a 300 mil habitantes e Motuca, em terceiro lugar na classificação de municípios com até 50 mil habitantes.

Por Bianca Lopes / Departamento de Comunicação do CFO

Fotos: Felipe Chaguri