Tendo em vista os problemas e desigualdades regionais no âmbito da saúde bucal no país, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) incentiva e valoriza, por meio do “Prêmio Brasil Sorridente”, as prefeituras municipais que mais investiram em saúde bucal pública no Brasil. Além disso, o CFO premia, por meio da “Medalha de Honra ao Mérito Odontológico”, personalidades que contribuíram com a excelência no trabalho exercido em prol de melhorias na qualidade do atendimento da saúde bucal pública.
Neste ano de 2013, a solenidade de entrega do Prêmio e das Medalhas será realizada, no dia 24/04 – quarta-feira, pela primeira vez em Brasília, no Memorial JK. Em reconhecimento aos projetos inovadores e para a valorização do trabalho do Cirurgião-Dentista nas equipes de saúde, o Conselho Federal de Odontologia premiará: na categoria de municípios com até 50.000 habitantes, o município de Porto Real, no Rio de Janeiro; na categoria de municípios com população entre 50.001 a 300.00 habitantes, Resende no Rio de Janeiro; e na categoria de municípios com população a partir de 300.001 habitantes, será premiada a cidade de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo.
Dividida em três categorias, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico será entregue: Na categoria A – Contribuição profissional nos campos da ciência -, foram escolhidos três profissionais: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira (CRO-AM), Rosana Mara Giordano de Barros (CRO-MS) e Marco Aurélio Blaz Vasques (CRO-RO). Na categoria B – Contribuição honorífica no plano do desempenho social e político -, foram nomeados dois profissionais: Rozangela Fernandes Camapum (CRO-DF) e Joaquim Guilherme Vilanova Cerveira (CRO-RS). E, na categoria C – Contribuição benemérita -, foi escolhido um profissional, Deputado Federal Geraldo Thadeu Pedreira dos Santos (CRO-MG).
Apesar dos investimentos aplicados na saúde bucal brasileira, a Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que no último ano, a parcela do orçamento federal destinada à saúde pública no Brasil foi em torno de 8,7%, o que representa uma baixa estatística, considerando que cerca de 80% da sociedade brasileira utiliza o Sistema Único de Saúde – SUS, o que inclui a saúde bucal. Além disso, 63,3% dos municípios não possuem Cirurgiões-Dentistas especializados para atender a população. Destes, 55,9% concentrados na região sudeste do Brasil, aponta a pesquisa realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em parceria com Conselho Federal de Odontologia.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr.Ailton Morilhas: “É preciso reconhecer o trabalho de excelência destinado à saúde bucal brasileira, como atividades educativas, procedimentos de prevenção contra a cárie, aplicação de flúor, tratamento curativo, escovação supervisionada, entre outros procedimentos que qualificam o atendimento nossa saúde bucal pública”.
O Prêmio Brasil sorridente foi instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia, em parceria com os Conselhos Regionais de Odontologia e o Ministério da Saúde. Já a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico está em sua 17ª edição.