Faleceu, no dia 20 de novembro, em Teresina (PI), a cirurgiã-dentista e ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia do Piauí, Maria Leonília de Freitas.
Primeira mulher a dirigir um Conselho de Odontologia no Brasil, Maria foi presidente do CRO-PI de 1973 a 1974 e de 1977 a 1980. Foi durante a sua presidência que foi construída a primeira sede do CRO-PI. Ainda durante a sua gestão, o Conselho teve importante papel na promoção de cursos de atualização em Odontologia no estado do Piauí.
Maria Leonília foi também membro do plenário do Conselho Federal de Odontologia por dois mandatos e fundadora da Associação Brasileira de Odontologia do Piauí, tendo presidido o 1º Congresso Piauiense de Odontologia, realizado em 1974.
Nascida na cidade de Floriano (PI), ela graduou-se em Odontologia pela faculdade de Farmácia e Odontologia de São Luís do Maranhão. Especialista em Odontopediatria e Cirurgia pela PUC-Rio de Janeiro, foi professora da especialidade no curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí.
Como reconhecimento pela sua inestimável contribuição à Odontologia piauiense e brasileira, a cirurgiã-dentista foi homenageada com a Comenda de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, concedida pelo Conselho Federal de Odontologia em abril de 2010.
O corpo de Maria Leonília foi levado para sepultamento no dia 20 de novembro.