O Conselho Federal de Odontologia esteve representado, no dia 21 de agosto, em reunião de trabalho na Subcomissão Especial para ordenamento da formação de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da educação permanente na área da saúde, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A Subcomissão Especial que faz parte da Comissão de Seguridade Social e Família reuniu representantes de entidades e de conselhos profissionais da área da saúde para discutir sobre o ordenamento da formação de recursos humanos do SUS e da educação permanente na área da saúde. O objetivo é construir de forma coletiva um documento único para viabilizar, em consenso, um Projeto de Lei que contemple os profissionais da área da saúde acerca do tema.
Representando o CFO na mesa redonda, o Dr. Gerdo Bezerra de Faria, membro da Comissão de políticas públicas do CFO, defendeu alguns elementos prioritários. “Nesse primeiro momento, a formação das equipes multiprofissionais e o plano de cargo, carreira e salário único que atenda todos os profissionais da área da saúde e os incentive para atuarem também em regiões mais remotas do Brasil são aspectos que não podem ficar de fora do debate e do documento final que pautará o Projeto de Lei” explica.
O Deputado Federal João Ananias, presidente da Subcomissão Especial, garantiu que será construída uma agenda positiva para dar continuidade à discussão. “Essa Subcomissão Especial destinará ainda 90 dias para discutir a pauta, com a contribuição das entidades da área da saúde, agenda essa que ainda será firmada. Realizaremos ainda reunião com os membros do Conselho Nacional de Saúde e também visitas aos conselhos profissionais da área da saúde”, afirma o Deputado.
Segundo o relator da Subcomissão Especial, o Deputado Federal Rogério Carvalho, “a contribuição do Conselho Federal de Odontologia e de todos os representantes dos conselhos profissionais da área da saúde é fundamental na construção do Projeto de Lei que defenderá a pauta no Congresso Nacional. A partir dessa reunião, será providenciado um relatório registrando todas as contribuições dos conselhos profissionais da área da saúde, para servir como cenário na elaboração do PL sobre o tema”, completa o Deputado.