Em Brasília, o conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Samir Najjar, participou de dois dias de debate, 17 e 18 de julho, sobre o Uso Racional de Medicamentos (URM) no Comitê Nacional sobre o URM e na Comissão Organizadora do IV Congresso Brasileiro sobre o URM “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos no contexto da atenção à saúde”, em que o CFO integra. A Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, foi palco do debate.
O Encontro teve como objetivo definir estratégias finais para realização do IV Congresso Brasileiro sobre o URM, que será concretizado entre os dias 12 e 15 de agosto, em Salvador (Bahia). O grupo também elaborou propostas para dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Comitê, para serem apresentadas no IV Congresso; iniciou a elaboração da Carta de Salvador; revisou o Plano de Ação do Comitê; e as definições do livro sobre a história da promoção do URM no Brasil.
Paralelo, outros representantes do Comitê avaliaram os trabalhos científicos referentes ao Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos, promovido pelo Comitê. Mais de 500 trabalhas foram apresentados e apenas 322 foram aceitos, contemplando assim, às seis categorias do Prêmio: I) experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde; II) tese de doutorado; III) dissertação de mestrado; IV) monografia de especialização e/ou residência; V) trabalho em nível de graduação; e VI) trabalho desenvolvido em: entidades/instituições; meios de comunicação; e no âmbito da cultura.
Segundo o coordenador da comissão organizadora, Jorge Cavalcante de Oliveira, “foi possível encerrar o encontro com 100% de aproveitamento, levando em consideração o pouco tempo restante para realização do IV Congresso, a participação de todos os membros do Comitê e da Comissão foi fundamental para o alcance dos objetivos almejados, até pela interação do CFO que abordará importantes temas no IV Congresso, tais como o curso Abordagens medicamentosas polêmicas em odontologia, entre outros”, explica.
O Dr. Samir Najjar destaca que as ações do Comitê criado pelo Ministério da Saúde reforça a parceria entre o CFO e o Ministério da Saúde. “O CFO é fundador do Comitê e desde então atua para a positiva a prescrição, dispensação e administração racional de medicamentos em nível nacional. Para o IV Congresso, o CFO indicou ministradores para contribuir com o enriquecimento do debate, com foco direcionado exclusivamente para o uso de medicamentos em odontologia. Além disso, o CFO também estará presente no IV Congresso, que já apresenta a inscrição de quase um mil participantes, e, na reunião do Comitê que se dará durante o IV Congresso”, completa o Conselheiro do CFO.