8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Se há pouco mais de 40 anos, quando os Conselhos de Odontologia foram instituídos, a Odontologia era considerada uma profissão majoritariamente masculina, hoje, porém, este quadro encontra-se profunda e surpreendentemente alterado.

Ao contrário dos EUA e da maioria dos países europeus, as mulheres são atualmente maioria absoluta na Odontologia brasileira, correspondendo a quase 60% do número de profissionais inscritos em todo o país.

Tal tendência se confirma em grande parte dos setores da sociedade brasileira, culminando na eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher na história do Brasil a tornar-se presidente da república.

Além disso, quatro dos 27 Conselhos Regionais de Odontologia, por exemplo, são hoje presididos por cirurgiãs-dentistas: Vera Lucia Louzada Ferreira, no Amazonas, Regina Maria de Moura Moreira, no Espírito Santo, Antonildes Medeiros Mota Gomes, no Maranhão, e Roberta Atta Farias, no Piauí.

Embora saiba que ainda há muito a ser feito, o Conselho Federal de Odontologia alegra-se com as inúmeras conquistas que vêm sendo obtidas pelas brasileiras nos últimos anos e compromete-se a continuar apoiando a luta das mulheres pela igualdade de direitos no Brasil.

Neste Dia Internacional da Mulher, o CFO parabeniza e agradece todas as mulheres brasileiras, em especial as profissionais de Odontologia pela inestimável contribuição que têm dado ao desenvolvimento da Odontologia nacional. Parabéns!

Sobre a data

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1977 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas femininas. A data também foi adotada para alertar e combater as discriminações e violências sofridas pelas mulheres em todo o mundo.