CFO compõe comissão avaliadora do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos

O conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Samir Najjar compôs, nos dias 19 e 20 de outubro, em Brasília, a comissão responsável por premiar e reconhecer o mérito do trabalho de profissionais nos serviços de saúde e entidades/instituições. O objetivo é incentivar a produção técnico-científica voltada à promoção do uso racional de medicamentos, com aplicação no Sistema Único de Saúde – SUS e serviços de saúde.

O Prêmio é promovido pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, em que Samir Najjar faz parte. No total, 106 trabalhos foram apresentados por profissionais de todo o Brasil, em contemplação às seis categorias do Prêmio: I) experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde; II) tese de doutorado; III) dissertação de mestrado; IV) monografia de especialização e/ou residência; V) trabalho em nível de graduação; e VI) trabalho desenvolvido em: entidades/instituições; meios de comunicação; e no âmbito da cultura.

Premio.grande

Dos 106 trabalhos apresentados, 40 foram desclassificados apenas por não cumprirem o item 3.9 – letra D, do edital – “trabalhos que possibilitem a identificação do local da realização dos trabalhos, ou seja, os nomes de estados, de municípios, de hospitais, de entidades e de instituições”. A observação foi ressaltada pela banca examinadora para que o ocorrido não se repita nas próximas edições do Prêmio. Vale lembrar que essa é a segunda etapa de avaliação, a primeira foi realizada entre os dias 5 e 25 de setembro desse ano.

Apesar da pouca representatividade dos profissionais da odontologia no Prêmio, a qualidade do conteúdo superou os demais inscritos e um dos trabalhos premiados foi da cirurgiã-dentista de São Paulo, Talita Girio Carnaval, com o tema “Avaliação Clínica e Cirúrgica da Indicação de Prescrição Antibiótica pós-operatório em Cirurgia de Terceiros Molares”. O Conselheiro federal explica que essa premiação irá estimular os profissionais da área para participarem das próximas edições do Prêmio.

O ato solene de entrega dos prêmios será realizado no dia 8 de dezembro, no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com início às 9h. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conduzirá a cerimônia oficial do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos em prestígio aos vencedores.