Em audiência pública, CFO acompanha tramitação do PL 2.776/08

O conselheiro do CFO, Samir Najjar e o presidente do CRO-DF, Júlio César, representaram o Conselho, no dia 4 de outubro, na Câmara dos Deputados, em defesa da aprovação do Projeto de Lei 2.776/08.

O PL estabelece a obrigatoriedade da presença de cirurgiões-dentistas em todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em clínicas e em hospitais públicos e privados em que haja pacientes internados. A audiência pública foi requerida pelos relatores do Projeto, os deputados Erika Kokay e Amauri Teixeira.

foto01g11102011

Por meio da aprovação do Projeto de Lei 2.776/08, os cirurgiões-dentistas poderão acompanhar de perto os pacientes internados e detectar a existência de bactérias, evitando assim, doenças cardíacas, respiratórias, ligadas ao diabetes, entre outras. Segundo Erica Negrini Lia, representante do Departamento de Odontologia da Universidade de Brasília – UnB, “esse PL trará inúmeros benefícios como a redução do tempo na hospedagem hospitalar e a redução de gastos nas UTIs. Além de favorecer a higienização bucal de pacientes com deficiência física ou mental”, explica Erica.

O presidente do CRO-DF apresentou a importância da presença dos cirurgiões-dentistas no ambiente hospitalar e destacou a existência de risco de óbito dos pacientes internados ocasionado por conta de bactérias originadas por infecção periodontal e pela falta de acompanhamento do cirurgião-dentista.

O coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca, demonstrou total apoio à necessidade dos cirurgiões-dentistas no ambiente hospitalar. “O desafio maior está na construção desse novo âmbito de serviço de saúde”, afirma Pucca. Apoio demonstrado também pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, Iran Augusto Gonçalves Cardoso. “O cirurgião-dentista precisa integrar a equipe médica para melhorar a condição de vida do brasileiro, pois a prevenção continua sendo o melhor remédio”, articula Cardoso.

Em defesa da integralidade da concepção da saúde, a Deputada Erika Kokay diz que a saúde bucal não é só uma questão de estética e sim de saúde, e completa ao explicar as próximas etapas da tramitação do PL 2.776/08 “Agora será feito um novo relatório, o mais rápido possível, e o mérito será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, para aprovação, o PL é terminativo e não precisa de ser votado em plenário”, conclui a Deputada Federal.