Aeronáutica oferece 20 vagas para cirurgiões-dentistas em diversas especialidades. Inscrições abertas até 27 de maio.
Os cirurgiões-dentistas que desejam ingressar como oficial de carreira na Força Aérea Brasileira (FAB) poderão concorrer às vagas destinadas a profissionais de ambos os sexos, com até 36 anos, que possuem Título de Especialista.
Realizado anualmente em 16 cidades brasileiras, em 2010 o concurso abre oportunidades para diferentes especialidades como Endodontia (3 vagas), Periodontia (2), Imaginologia Dento-Maxilo-Facial (1), Prótese Dental (6), Clínica Odontológica (3) e Odontopediadria (5).
A remuneração para o profissional em início de carreira é em torno de R$ 6 mil, sendo que o dentista pode alcançar o posto de Coronel. A FAB ainda oferece outros benefícios como assistência médica e odontológica, carga horária reduzida, aposentadoria integral, alimentação e moradia.
O processo seletivo é composto de provas de português, conhecimentos especializados, exames de saúde, avaliação psicológica e teste de condicionamento físico. Em caso de aprovação, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte, com duração de 18 semanas. As provas escritas serão realizadas no dia 27 de junho.
O curso visa proporcionar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Serviço de Saúde da Aeronáutica e da rotina do Oficial nos vários setores de acordo com a sua área de atuação. Entre as instruções ministradas estão: armamento, munição e tiro, atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, o funcionamento do sistema de saúde na Aeronáutica, a legislação militar e segurança de voo. Após o curso,os profissionais da saúde serão nomeado Primeiro-Tenente, sendo designado para servir em Organização Militar da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.
Para a ortodontista Fernanda Mariana Ribeiro Pacheco, 29 anos, aprovada no concurso realizado em 2009, ser militar e poder servir à pátria é uma honra. “Além de cuidar da saúde bucal dos meus pacientes, irei assumir cargos de chefia”, completa.
O Sistema de Saúde da Aeronáutica é estruturado por regiões e busca proporcionar a adequada assistência médica-odontológica aos militares (ativos e inativos) e aos seus dependentes. A taxa do concurso é de R$ 100,00. O edital e o formulário para inscrição estarão disponíveis no site http://www.ciaar.com.br. Mais informações no telefone (31) 4009-5014.