Assista ao vídeo da solenidade, como também, acesse as fotos, com a possibilidade de cópia no Flickr do site do CFO
Primeira iniciativa nacional com essas características, o prêmio foi instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais, com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e o patrocínio da Dabi Atlante. Além do reconhecimento público, as prefeituras vencedoras são premiadas gratuitamente com um consultório odontológico completo. “É muito importante, para todos nós, a participação dos municípios em prol do coletivo, mas é uma ação muito mais grandiosa para o cidadão brasileiro que recebe os direitos a ele conferidos – o de sua Saúde Bucal”, disse o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
Presentes à solenidade, autoridades e representantes das cidades premiadas deram seu depoimento sobre o prêmio.
“O Prêmio Brasil Sorridente, concedido pelo CFO, é um belíssimo exemplo da parceria feita entre o poder público por meio do Ministério da Saúde, os estados e os municípios e, no caso, com um conselho de categoria como é o Conselho Federal de Odontologia com esse compromisso de realizar políticas públicas. É fundamental o prêmio ter esse nome do programa, pois é uma demonstração que o MS e o CFO trabalham unidos pela população” disse o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gilberto Pucca.
“É uma alegria dupla, como anfitrião, receber a entrega desse prêmio em nossa cidade, que nos honra com a escolha e presença de todo o Conselho em Florianópolis. Ter nosso município premiado mostra um trabalho de equipe, mas com muita integração e também exemplo para outras áreas da administração pública. O segredo está na educação – atuar nas escolas e preparar uma geração com mais cuidados e saúde bucal” afirma o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior.
O presidente do Conselho Regional de Santa Catarina (CRO-SC), Élito Araújo, foi o anfitrião da entrega do prêmio.
Premiado com o 1º lugar na categoria: município com população até 50 mil habitantes: “Canindé de São Francisco, apesar de ser um município pequeno, se destacou em todo o estado. Recebemos essa premiação com muita honra tanto pelo exemplo para a cidade como pelo consultório odontológico, pois com ele quem ganha é a população”, afirma a coordenadora de Saúde Bucal do município, Rosacy Alves.
Premiado com o 1º lugar na categoria: o município com população de 50.001 a 300 mil habitantes: “Resende, com esse prêmio, deixa o exemplo de vontade e coragem de desenvolver ações. O apoio dos gestores é fundamental”, disse o coordenador de Saúde Bucal do município, Osvaldo dos Santos Filho.
Premiado com o 1º lugar na categoria: o município com população acima de 300 mil habitantes tem o depoimento do presidente do CRO-ES, Ailton Felisberto Alves e da secretária de Saúde de Vitória, Dayse Behning – “Com esse prêmio, Vitória se compromete, ainda mais, em fazer um trabalho de excelência na área de Odontologia reconhecido pelos Conselhos de Odontologia. Investimos na educação básica, na atenção especial por meio dos CEOs e na emergência e urgências odontológicas”.
Comunicação do CFO