Reunião debate ações que vêm sendo realizadas pelo MERCOSUL no SGT 11 e as novas formulações do próprio Fórum
Representantes do Fórum Mercosul, na área de saúde, reuniram-se no Ministério da Saúde (MS), em Brasília, nessa quinta-feira, (4/12), com os técnicos do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho do MS, da Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), da Fundação Oswaldo Crus (FIOCRUZ) e os Conselhos das profissões regulamentadas.
Sob a direção do novo coordenador de Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde do MS, Carlos Alberto de Matos, o objetivo foi debater sobre as ações que vêm sendo realizadas pelo MERCOSUL no SGT 11 e as novas formulações do próprio Fórum. Esteve presente o presidente da Comissão do Mercosul do CFO, Mário Ferraro, que fez uma explanação sobre as atividades e regulações do Conselho Federal de Odontologia. “A reunião foi importante para que todos conheçam as atividades de todos os conselhos profissionais, como também, qual sua participação no âmbito desse debate, aqui no fórum”, afirmou Mário Ferraro.
Para o coordenador, Carlos Alberto de Matos, o tema é de grande importância para a área de saúde tanto do Brasil, quanto dos países participantes. “A ideia é que tenhamos uma forma de diálogo e consensos mais próximos em defesa do aperfeiçoamento e do interesse das áreas de saúde”, disse Carlos Alberto. Também estiveram presentes representantes dos Conselhos Federais brasileiros e cerca de 20 instituições da área de saúde como a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), a Associação Médica Brasileira (AMB), entre outras.
A reunião contou com uma apresentação do coordenador Carlos Alberto que explanou sobre ações e atividades relativas ao sistema de avaliação das profissões regulamentadas e acreditadas no Mercosul (ARCU-SU); ao Mercosul Educacional, à inclusão de cursos, ao marco regulatório, e outras atividades a serem desenvolvidas no Fórum.
Em 2015, será a vez de o Brasil assumir a Presidência Pro-Tempore do Mercosul Brasil (PPTB), já que cada país integrante do Mercosul assume a presidência temporária, por isso Carlos Alberto faz um apelo aos conselhos, “No primeiro semestre será a vez de o Brasil assumir a PPTB onde teremos a oportunidade de colocar em pauta assuntos de nosso interesse direto. Por isso é importante que as entidades contribuam para que a gente possa construir uma pauta de trabalho bem interessante para essa nossa presidência”, concluiu o coordenador.
Em sua explanação sobre o CFO, o presidente da Comissão do Mercosul parabenizou o novo coordenador pela retomada do diálogo e pela oportunidade da participação individual de cada Conselho e esclareceu alguns pontos coletivos que depois foram debatidos. Dr. Mário Ferraro informou que, hoje, o CFO tem, em seu efetivo, cerca de 268 mil Cirurgiões-Dentistas, em torno de 21 mil técnicos de prótese dentária, 19 mil técnicos em saúde bucal, com cerca de 106 mil auxiliares em saúde bucal, “isso mostra a grande participação no país que o CFO desempenha”, afirmou o presidente da Comissão que também falou sobre as atividades dos 50 anos dos Conselhos comemorados em 2014.
“Esse caminho do diálogo e da oportunidade que surgiu dentro do MS foi fundamental para a criação desse Fórum do Mercosul, é importante a contribuição do CFO nesse âmbito pois ele muito ajuda ao Brasil na saúde bucal de seus cidadãos”, finalizou Mário Ferraro.
Comunicação do CFO