O evento reuniu cerca de 700 pessoas em palestras, debates e encontros com o objetivo de discutir os desafios atuais da profissão e fomentar ações de melhorias para a classe.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO), representado por seu tesoureiro, Rubens Côrte Real de Carvalho, participou do 2º Seminário pela Valorização da Odontologia, promovido pelo CROSP, nos dias 17 e 18 de novembro, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), em São Paulo. Para o diretor do CFO, o evento foi muito importante para a classe odontológica: “Eventos como este são de extrema importância para os profissionais da área, para que sejam sempre revistos os desafios da classe, bem como as oportunidades de melhoria e aperfeiçoamentos sobre a Saúde. Juntamente ao seminário, fizemos a entrega do Título de Remido a colegas dos Conselhos, como também, o dos novos especialistas, tudo isso abrilhantado pelas autoridades máximas da Odontologia paulista como Sílvio Cechetto (APCD), Adriano Forghieri (ABCD) e Cláudio Miyake (CROSP)”, disse Rubens Côrte Real.
A mesa da solenidade contou com a presença do presidente do CROSP, Cláudio Miyake; com o diretor do CFO, Rubens Cortê Real de Carvalho, que representou o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Morilhas Rodrigues; com o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Jorge Cechetto; com o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Adriano Albano Forghieri; com a Dra. Maria Fernanda Montezuma Tricoli, representando o secretário de Saúde de São Paulo, David Uip; com o presidente do Conselho de Regionais (CORE/APCD), Roberto Miguita; com o presidente da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária, Evandro Luiz de Souza; com o presidente da Câmara Técnica de TPDs, Joel Soares; com o presidente do CRO-MG, Luciano Eloi Santos, e o diretor Superintendente do SEBRAE-SP, Bruno Caetano.
O evento reuniu cerca de 700 pessoas em palestras, debates e encontros com o objetivo de discutir os desafios atuais da profissão e fomentar ações de melhorias para a classe. O seminário foi constituído de painéis com temas como cooperativismo, Odontologia empresarial, terceiro setor e também a relação dos planos odontológicos e os prestadores de serviços.
No painel sobre cooperativismo foi informado que o Brasil possui, atualmente, 21 milhões de beneficiários de planos, com 849 cooperativas atuantes, 264,596 associados e 92.139 colaboradores, num contexto de potencial de crescimento de 15% ao ano para negócios desta natureza.
Com cerca de 260 mil Cirurgiões-Dentistas no Brasil, o painel dedicado à Odontologia Empresarial ganhou a atenção dos presentes. O desconhecimento da população sobre cuidados com a saúde bucal, a escassez de algumas especialidades, a propagação da Odontologia e a reputação da saúde brasileira, além de informações sobre o planejamento de um consultório, foram alguns dos principais temas debatidos.
A valorização do trabalho voluntário, a identificação das entidades atuantes no terceiro setor, a importância da divulgação dos serviços socialmente responsáveis e o aumento de ações desta natureza – incluindo a participação de estudantes e a classificação de suas atividades extracurriculares – foram tópicos debatidos. Todas as organizações apontaram a relevância de se alterar o cenário social e cultural brasileiro que não classifica, ainda, a Odontologia como uma prioridade.
Também foram alvo do Seminário temas que permeiam a relação entre operadoras e prestadores de serviços, com destaque para a remuneração.
O presidente do CROSP, Dr. Claudio Miyake, prestou uma homenagem ao Dr. Adib Jatene, falecido no dia 14 de novembro, na abertura do Seminário. “Gostaria de agradecer por todos os benefícios que o Dr. Jatene trouxe para a Odontologia. O último documento oficial assinado publicamente por ele foi um termo técnico-científico de parceria entre HCor e CROSP, por meio da Associação Sanatório Sírio – Hospital HCor”, relembrou. Ao final do segundo dia de seminário também houve uma homenagem pública a todos os profissionais especialistas e remidos do CROSP.
Comunicação do CFO – Fonte: Comunicação do CROSP