CFO homenageia todas as pessoas que resgatam a história da Odontologia nos museus em sete estados brasileiros
Esse dia nacional de homenagem aos Museólogos brasileiros, 18 de dezembro, foi instituído em 2004, por meio de decreto presidencial, como reconhecimento pelo papel fundamental do museólogo para o fortalecimento da cultura brasileira, profissão esta regulamentada em 1984.
O Brasil, em nome de todos os museólogos, homenageia Lygia Martins Costa pioneira da museologia brasileira. Com mais de 50 anos de dedicação à área museal, Martins Costa formou-se em 1939 pelo pioneiro curso de museus do Museu Histórico Nacional (MHN). Trabalhou no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A museóloga teve participação fundamental na implantação do Conselho Internacional de Museus (Icom) Brasil, em 1948, e representou o país na histórica mesa-redonda de Santiago, realizada em 1972, que consagrou as teses da Museologia Social.
Museus: a história da Odontologia registrada nos estados brasileiros
O Sistema CFO/CROs se orgulha da história da Odontologia, e, preocupado com o valor cultural na preservação da memória odontológica, em comemoração aos 50 Anos de criação dos Conselhos Federal e Regionais, comemorado em 2014, entregou a medalha comemorativa e Diploma de Menção Honrosa aos sete museus brasileiros que tratam do tema “Odontologia” nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
“A memória cultural da história odontológica deve ser sempre preservada em prol do patrimônio brasileiro. Por isso, o CFO reconhece, com essa homenagem, o trabalho cultural brilhantemente desenvolvido por essas instituições, pois deixa viva a história da profissão odontológica”, afirmou Morilhas.
Comunicação do CFO – Fonte: Governo Brasileiro e IBRAM