O Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve reunido, no dia 05 de dezembro, em Brasília, com membros do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) para reafirmar a participação do Conselho Federal de Medicina (CFM) na mesa de debate permanente do encontro.
A proposta é retomar a articulação do CFM quanto ao papel social dos conselhos frente a sociedade no Fórum, tendo em vista o calendário de trabalho estratégico unificado, previsto para o exercício de 2014, além das políticas de governo, que envolvem os profissionais de saúde. O CFM havia se desligado das reuniões do FCFAS neste ano.
O trabalho do FCFAS também será ampliado e integrado às deliberações no Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas.
Tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Rubens Côrte Real de Carvalho garantiu que essa luta conjunta é fundamental no contexto geral para beneficiar a saúde brasileira. “O CFO apoia a iniciativa de solidariedade para que o CFM retome o debate, pois enriquecerá novamente as discussões e decisões”, explica. O procurador jurídico do CFO, Dr. José Alberto Cabral Botelho também compareceu à reunião.
Presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Roberto D’Avila garantiu que a solicitação será defendida na próxima reunião plenária do CFM. “Comprometo-me em apresentar um posicionamento favorável para garantirmos contribuição nas mesas dos fóruns dos conselhos mencionados. Agradeço, inclusive, a oportunidade de diálogo aberta ao CFM”, afirma o Dr. D’Avila.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO