O CFO alerta para o câncer bucal: a prevenção é o melhor caminho para evitar a doença
Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 04 de fevereiro em diversos países. No Brasil, a iniciativa tem apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina. O objetivo é alertar as pessoas exercendo a tentativa de evitar milhões de mortes a cada ano, por meio da conscientização e mobilização sobre a doença. A ação envolve governos e outras esferas da sociedade de todo o mundo para o controle da doença.
Segundo dados do Inca, mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem. Se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) faz o alerta de que o Câncer Bucal mata quase 4 mil pessoas por ano. A prevenção é o caminho para diminuir a incidência. Para isso, as pessoas precisam se conscientizar da necessidade da visita periódica ao consultório do cirurgião-dentista.
Segundo o Instituto, a tendência geral de aumento do número de casos novos é resultado do processo de envelhecimento da população brasileira. Entre 30% a 40% das incidências podem ser evitadas com hábitos saudáveis: não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar.
Comunicação do CFO – Fonte INCA / EBC