Documento traz diagnóstico sobre importantes temas do país, como saúde, educação, previdência social, segurança pública e infraestrutura.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou, a convite do Tribunal de Contas da União (TCU), do grande projeto nacional Retratos do Brasil: Contribuições dos Tribunais de Contas e da Sociedade para o Desenvolvimento Integrado da Nação. O presidente do CFO, Ailton Morilhas, esteve presente ao evento que promoveu debate sobre as contribuições para o país. O encontro realizado no Museu Nacional de Brasília, nesta segunda-feira (17/11), foi aberto pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, e pelo presidente do TCU, João Augusto Nardes. Para o presidente do CFO, Ailton Morilhas, é um evento muito importante, pois foi aberto não só aos governadores eleitos e reeleitos, como também, à sociedade como um todo e, principalmente, aos conselhos profissionais. “Esse convite contribui para uma maior aproximação do TCU com os Conselhos e a sociedade ao fazer com que todos participem dentro do contexto da boa governança, e isso vai trazer melhorias para a administração pública do Brasil”, afirmou Morilhas.
A solenidade de abertura também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves; do vice-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, Valter Albano; do governador eleito do DF, Rodrigo Rollemberg; do presidente do Instituto Rui Barbosa, Sebastião Helvécio, entre outros.
Retratos do Brasil: Contribuições dos Tribunais de Contas e da Sociedade para o Desenvolvimento Integrado da Nação faz parte de um projeto nacional com o objetivo de promover o diálogo interinstitucional federativo, com foco no aperfeiçoamento da administração pública e no desenvolvimento integrado da nação, sempre em benefício da sociedade. O CFO entregou ao TCU um documento com propostas da classe odontológica para o próximo mandato dos governantes do país.
Também estavam presentes ao evento os governadores eleitos. Diversos segmentos da sociedade como os representantes do controle externo, empresariado, academia, municípios e profissionais liberais, assim como o CFO, entregaram aos governantes eleitos e à presidente da República, os resultados de seus principais trabalhos e estudos desenvolvidos em suas respectivas áreas de atuação.
No segmento público, coube ao controle externo entregar um documento contendo diagnósticos sobre, no mínimo, três funções de governo, escolhidas dentre as áreas temáticas da saúde, educação, previdência social, segurança pública e infraestrutura. Na apresentação dos problemas encontrados na área de saúde pelo ministro Nardes, o TCU apontou como “gargalo” a desigualdade nas prestações de serviço. “É possível fazer um retrato do país e contribuir, com trocas de boas práticas. O momento agora é de união”, afirmou o presidente do TCU.
Retratos do Brasil: Contribuições dos Tribunais de Contas e da Sociedade para o Desenvolvimento Integrado da Nação – leia na íntegra.
Comunicação do CFO