Aiosa: Conheça o aparelho dentário que ajuda a emagrecer

Um aparelho dentário que emagrece pela reeducação alimentar. Essa é a promessa do Aparelho Intra-Oral de Saciedade Alimentar, batizado de Aiosa, criado pelos gaúchos Alexandre Conde, cirurgião-dentista, e por Simara Ruffato Conde, nutricionista. Estudiosos dos métodos de educação alimentar, os especialistas garantem que a invenção sacia a fome.

— Passamos cerca de cinco anos estudando o porquê da constatação, no meio odontológico, de que certos aparelhos trazem mudanças significativas do comportamento alimentar nos pacientes. Quando há a utilização de algum tipo de contensor, verificamos, em muitos casos, a melhoria da forma que as pessoas comem — afirma Conde.

O aparelho é feito a partir de um material de moldagem, fio ortodôntico de aço inoxidável e acrílico, que recobre uma área no céu da boca. O indicado é que ele seja usado durante as principais refeições, sem risco nenhum à mastigação. Por ser feito num molde personalizado à boca de cada paciente, o Aiosa permitindo a perfeita mastigação e deglutição. Segundo os criadores da novidade, ele não foi desenvolvido para substituir qualquer outro método de emagrecimento ou reeducação alimentar, e sim atuar como um coadjuvante desses processos.

— O Aiosa auxilia na perda de peso e na sua manutenção através do estímulo mais precoce e prolongado da saciedade, que o indivíduo atinge por estímulos não farmacológicos e não cirúrgicos, mas sim por estímulos fisiológicos. Sua vantagem está no fato de ser um recurso unicamente desencadeado por um dispositivo de contato oral, promovendo reações do próprio sistema nervoso — explica o dentista.

Alexandre e Simara, que testaram o aparelho em 60 pacientes, colheram dados significativos de emagrecimento, sobretudo quando o aparelho foi utilizado em conjunto com um acompanhamento nutricional. A indicação do Aiosa é feita, sobretudo, para pacientes que apresentam problemas de excesso de peso por compulsão alimentar, dificuldade de reeducação alimentar e demais pessoas que não tiveram sucesso apenas com orientação nutricional.

O tratamento do Aiosa, porém, nunca começa por um dentista, segundo os pesquisadores. Trata-se de um método multidisciplinar: nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos, cardiologistas e cirurgiões plásticos, entre outros profissionais capacitados, poderão indicar o aparelho, caso não haja nenhuma contraindicação.

Embora seja mais uma alternativa para ajudar a perder peso quando nada mais resta, é o bom senso, mais uma vez, que surge como a melhor tática para perder alguns quilos sem comprometer a saúde. Nesse quesito, os médicos são unânimes em afirmar: o processo de emagrecimento inicia muito mais pela cabeça, com a mudança de hábitos, do que pela boca.

Fonte: Clic RBS – 25/05/2011