Vencedor do Prêmio CFO de Saúde Bucal na categoria dos municípios acima de 300 mil habitantes, Curitiba, capital do Paraná, celebra a conquista como reconhecimento ao trabalho desenvolvido e motivação para continuar o atendimento odontológico de qualidade à população. O prefeito da cidade, Rafael Greca, em mensagem enviada ao CFO, disse considerar que a iniciativa do Conselho Federal de Odontologia é um incentivo importante aos municípios. “[o prêmio] Nos move a continuar o trabalho que é feito todo pela vontade de ver Curitiba ser a cidade sorriso”, afirmou.
Ao destacar o trabalho da prefeitura no atendimento odontológico, Rafael Greca ressaltou que são feitas 4,3 mil consultas odontológicas diárias na rede de 110 clínicas espalhadas pela cidade, além das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Curitiba possui ainda três Centros de Especialidades Odontológicas. Já a secretária de saúde da capital do Paraná, Márcia Huçulak, ressaltou que o reconhecimento do CFO gratifica toda a equipe que atua para proporcionar aos cidadãos atendimento de qualidade.
Rafael Greca e a secretária Márcia Huçulak participarão da cerimônia de entrega do prêmio, na próxima terça-feira, dia 30, às 20h, no Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília. Eles receberão um consultório odontológico completo oferecido pelo CFO em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na cidade. Gestores de cidades classificadas e várias autoridades federais, estaduais, municipais e membros do CFO e conselhos regionais também vão prestigiar o evento, feito em alusão ao Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro no Brasil, e ao Dia Mundial do Cirurgião-Dentista, comemorado em 3 de outubro.
As cidades de Naviraí (MS), vencedora na categoria até 50.000 habitantes, e São Sebastião (SP), ganhadora entre os que têm população entre 50.001 e 300.000, também ganharão o consultório. Os outros 12 municípios classificados receberão troféus. “Para nós, do CFO, o prêmio é uma forma de reconhecer os municípios que valorizam a odontologia e os cirurgiões-dentistas ao oferecer aos cidadãos um atendimento de saúde bucal de qualidade. Investir em odontologia os profissionais da área é valorizar a saúde como um todo da população”, afirmou o presidente do CFO, Juliano do Vale.
A seleção dos municípios contemplados foi feita pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO, que analisou, entre outros requisitos, as prefeituras que mantêm o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, que possuem Centros de Especialidades Odontológicas e menores índices epidemiológicos em crianças com idade escolar.
Fazem parte da comissão os cirurgiões-dentistas Guilherme Fernandes Graziani (presidente), Gabriela da Silveira Gaspar, José de Figueiredo Loureiro Júnior, Kátia Born Ribeiro, Paulo Capel Narvai, Maria das Graças Guerreiro Pereira e Sérgio D’Avila Lins Bezerra Cavalcanti.
OS MUNICÍPIOS PREMIADOS:
Municípios até 50.000 habitantes
1º – Naviraí (MS)
2º – Ibiporã (PR)
3º – Porto Real (RJ)
4º – Alhandra (PB)
5º – Três Passos (RS)
Municípios de 50.001 a 300.000 habitantes
1º – São Sebastião (SP)
2º – Cascavel (PR)
3º – Resende (RJ)
4º – Chapecó (SC)
5º – Sorriso (MT)
Municípios acima de 300.001 habitantes
1º – Curitiba (PR)
2º – Diadema (SP)
3º – Florianópolis (SC)
4º – Manaus (AM)
5º – Pelotas (RS)