“Habilidade do Cirurgião-Dentista é inquestionável para exercício da Harmonização Orofacial”, defende presidente do CFO

Em entrevista ao portal de notícias UOL, o Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, reiterou a autorização legal do Cirurgião-Dentista para exercer a Harmonização Orofacial em sua área de atuação. Em janeiro deste ano, o CFO regulamentou, por meio da Resolução 198/2019, a Harmonização Orofacial (HOF) como especialidade odontológica.

Na reportagem, Juliano do Vale reforçou que o Cirurgião-Dentista está apto a realizar cirurgias de traumas e de deformidades faciais, por exemplo, com a devida especialização e preparação exigida pelo CFO. “A odontologia já trabalha com complexidade cirúrgica, estética e funcional. Há uma tentativa de tornar o serviço exclusivo aos médicos da cirurgia plástica e dermatologia, uma forma de reserva de mercado. Querem colocar em dúvida se o Cirurgião-Dentista pode ou não atuar nesse equilíbrio funcional e estético da face. Na verdade, a habilidade do cirurgião dentista, hoje, é inquestionável”, ressaltou.

Em reportagem anterior, o portal de notícias UOL abordou a Harmonização Orofacial apenas como procedimento médico. Questionados por Cirurgiões-Dentistas de todo Brasil na matéria publicada, a equipe de jornalismo retomou a pauta e buscou o Conselho Federal de Odontologia, que fortaleceu o posicionamento acerca da capacidade legal da categoria de realizar procedimentos que abrangem a HOF, na área de atuação específica da profissão.

CLIQUE AQUI e confira a matéria completa.