Vencedor do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia categoria até 50 mil habitantes, São Gonçalo do Amarante acaba de receber um consultório odontológico pela conquista.
A solenidade de entrega, realizada no auditório do Paço Municipal, no dia 18 de agosto, contou com a presença, por parte do do Conselho Federal de Odontologia (CFO), do presidente Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, do vice Emanuel Dias de Oliveira e Silva e do conselheiro Benicio Paiva Mesquita, que acompanharam o presidente do CRO-CE Márlio Ximenes Carlos, a secretária municipal da Saúde, Emília Alves de Castro, e o coordenador municipal de Saúde Bucal, Alysson Farias, além de representantes da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), da Academia Cearense de Odontologia (ACO) e da Dabi Atlante, empresa que forneceu o equipamento do consultório.
As consultas serão feitas no Hospital Municipal Luiza Alcântara e Silva.
Prêmio Brasil Sorridente
O prêmio Brasil Sorridente é concedido anualmente a municípios brasileiros que se destacam na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal.
Segundo Alysson Farias, “entre os principais critérios de avaliação que levaram o município a conquistar este prêmio estiveram a excelente cobertura populacional alcançada pelo atendimento odontológico, quantidade de equipes do Programa Saúde da Família e melhor desempenho na promoção a saúde bucal escolar, dos pacientes com necessidades especiais, dos idosos, gestantes e crianças”.
Cobertura odontológica do município
A rede odontológica de São Gonçalo do Amarante possui 28 consultórios, incluindo um Centro Especializado em Odontologia (CEO) que atende especialidades como, por exemplo, endodontia, periodontia, ortodontia, prótese, procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte, entre outros. Só nos últimos quatro anos foram distribuídos, em média, 15 mil kits de higiene oral por ano.
Visando a saúde do trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde criou o atendimento em horário alternativo, noturno e aos sábados e domingos, em virtude da dificuldade que os trabalhadores tinham de comparecer ao atendimento em horário de expediente.
Fonte: site da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante