O Conselho Federal de Odontologia (CFO) promoveu, hoje, (13/10), a abertura da III Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas (ANEO), em São Paulo.
No primeiro dia da III ANEO, realizada pelo CFO com o apoio dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), foi consenso entre os participantes o reconhecimento do modelo democrático adotado, que propicia um diálogo de extrema relevância para a classe odontológica e para a sociedade civil. O presidente CFO, Ailton Morilhas, explicou algumas motivações da III ANEO. “O propósito é atender à classe odontológica e suas expectativas, mas o intuito maior é garantir que a nossa população seja bem atendida naquilo que é dela por direito: a saúde bucal”, enfatizou o presidente do CFO.
Com vistas à adequação da legislação atual aos anseios da profissão e população, a III ANEO contou com dois painéis principais em seu primeiro dia: “O estágio atual da pós-graduação em Odontologia – Lato e Stricto Sensu” e “Odontologia – áreas e abrangências de suas especialidades”, com palestras da chefe do Departamento de Odontologia da UFRN, Profa. Roseana de Almeida Freitas, e da presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), Profa. Maria Celeste Morita, respectivamente.
O presidente do CFO, Ailton Morilhas, ainda explicou alguns pontos da III assembleia: “Decidimos realizar esta ANEO por diversas razões, mas sobretudo por um anseio da classe que é rediscutir as especialidades, suas funções, o que deve ser mantido, o que deve ser separado, as cargas horárias e muitos outros aspectos”, completou. O Dr. Ailton Morilhas explicou, ainda, que será compilado, em um documento, os pontos principais de cada especialidade. “Antes precisamos apurar todos os questionamentos jurídicos envolvidos”, esclareceu o presidente.
O caráter democrático da ANEO também mereceu destaque para o presidente da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Odontologia (pós-graduação), Eimar Lopes, “O CFO vai escutar as bases interessadas e avaliar o que a categoria entende que precisa ou não ser mudado. É uma iniciativa democrática, corajosa e um compromisso de gestão. Com a realização da III ANEO, o CFO cumpre seu papel de defesa da sociedade. Se criarmos boas normas, obrigatoriamente favoreceremos a população”, defendeu Eimar. “Espero que todos adotem a tônica do coletivo, do bem comum, e priorizem a construção de uma odontologia de qualidade, em linha com o que a sociedade brasileira espera de nós” concluiu o presidente da Comissão.
A presidente da ABENO, Profa. Maria Celeste Morita, também ressaltou a importância da ANEO e a forma como está sendo conduzida pelo CFO: “Essa prática, de consultar a sociedade, demonstra, por parte do Conselho, uma condução muito positiva, revelando uma estrutura de organização bastante regularizada para o encaminhamento dos anseios da sociedade”, explicou. “É um evento que prioriza o diálogo como estratégia direcionadora e é louvável que o Conselho tenha essa porta aberta para a sociedade” afirmou a presidente. Já a chefe do Departamento de Odontologia da UFRN, Profa. Roseana de Almeida Freitas, enfatizou: “É muito importante para a área juntar os Conselhos Federal e os Regionais para tratar de assuntos tão relevantes. Por meio de iniciativas como esta é que podemos criar soluções que vão, de certa forma, beneficiar a sociedade como um todo” conclui a Dra. Roseana.
Na mesa de honra do primeiro dia da III ANEO estiveram presentes o presidente do CFO, Ailton Morilhas; o presidente do CROSP, Claudio Miyake; o relator geral da III ANEO, Eduardo Sakai; o presidente da Comissão de Ensino do CFO (pós-graduação), Eimar Lopes; a presidente da ABENO, professora Maria Celeste Morita; a chefe do Departamento de Odontologia da UFRN, profa. Roseana de Almeida Freitas; o ex-presidente – representando o atual -, da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Luciano Artioli; membro da diretoria da Federação Nacional de Odontologia (FNO), Ricardo Camolesi; o vice-presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas, (FIO), Luciano Eloi Santos; o presidente da Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), Placidino Guerrieri Brigadão; o primeiro vice-presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Jucelino Kijima.
A III ANEO está sendo realizada em São Paulo (SP) entre hoje e amanhã (14). Na terça-feira, no período da manhã (9h às 14h), serão promovidos grupos de discussão e, entre 14h e 18h, haverá a plenária final.
Comunicação do CFO com fonte da comunicação do CROSP
Fotografia: Mauricio Builcatti
Saiba mais sobre a III ANEO:
CFO promove a III Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas – ANEO
III ANEO conta com grande adesão de inscritos
III ANEO: participantes destacam relevância da iniciativa para a sociedade
Pós-graduação em Odontologia fomenta painéis da III ANEO