CFO planeja o desenvolvimento de projetos de remuneração da Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da Comissão de Saúde Suplementar, esteve reunido nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Brasília/DF, para sugerir a implantação do Projeto Coletivo de Remuneração na Odontologia Suplementar em parceria à Uniodonto Brasil (Projeto Qualiss e Projeto Piloto de Remuneração Baseado em Valor).

Ambos têm como objetivo seguir os critérios de seleção do Projeto Piloto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com a intenção de capacitar os Cirurgiões-Dentistas na Odontologia Suplementar para atender pelo modelo assistencial em Atenção Primária à Saúde (APS); além do desenvolvimento de um modelo de remuneração que atenda ao modelo assistencial em APS, utilizando o Rol mínimo de Procedimentos da ANS, na Odontologia Suplementar.

De acordo com o Coordenador da Comissão, Ricardo Camolesi, o principal escopo, em linhas gerais, é, “testar um modelo de atenção primária em saúde, medir resultados clínicos, capacitar profissionais para o gerenciamento do cuidado dentro da Atenção Primária em Saúde (APS), criar prontuário eletrônico do paciente e desenvolver indicadores”, pontuou.

Na ocasião, a Comissão de Saúde Suplementar expôs, inclusive, a construção de um plano de ação composto pelas seguintes etapas: elaboração do Termo de Abertura do Projeto (TAP) – (ANS, CFO e Uniodonto); desenvolvimento de protocolos para definição das diretrizes clínicas em ATP; definição de custos dos procedimentos, entre outros.

A reunião contou com a presença do Coordenador, Ricardo Camolesi, dos membros Jacqueline Santos Oliveira, Júlio Cesar Gomes Bezerra e Marcos Enrique da Silva Santos e do convidado, Cleso André Guimarães Júnior.

O trabalho foi acompanhado pela Subcoordenadora das Comissões, Tessa de Lucena Botelho, e pelo Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge.