Quando o cirurgião-dentista salva vidas

O profissional pode trabalhar na prevenção de doenças

Banner Dentista Salva Vidas 190x140pxTodo cirurgião-dentista tam­bém pode ser um salva-vidas. Isso acontece quando esse profissional, dedicado à área de saúde bucal do paciente, atua com mais intensidade na qualidade do tratamento e na preven­ção de doenças infecciosas da pessoa.

Prova disso é o paciente que se en­contra nas Unidades de Terapia In­tensiva (UTIs) que não tem sua hi­gienização bucal. Pensando nisso, o CFO, que trabalha em prol da melhoria da saúde bucal de todo ci­dadão, enviou uma proposta ao Con­gresso Nacional para que se tornasse em Projeto de Lei e, viesse a ser, real­mente, regulamentada pelo bem do paciente em tratamento nos centros intensivos: um projeto que estabe­lece a presença de um cirurgião­-dentista dentro da UTIs.

O Projeto de Lei nº 2.776/2008, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, foi aprovado em 10/4/2013, por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados. O PL estabelece a obrigatoriedade do cirurgião-dentista nas UTIs no âmbito hospitalar da rede pública e privada e agora aguarda aprovação no Senado Federal e sanção presi­dencial. O CFO, os CROs e as entidades da classe odontológica participaram ativamente para a vitória do PL. A presença desse profissional pode salvar vidas, pois a falta de higiene bucal em ambientes, como a UTI, pela impossibilidade do paciente, pode agravar a doença, provo­cando infecções. A saúde bucal de quem está internado em hospitais é fundamental para a manutenção de sua qualidade de vida. Para transformar esse PL em reali­dade, alguns estados já estabelece­ram essa proposta em lei estadual, com ações preventivas e positivas.

Em Natal, o cirurgião-dentista e conselheiro Federal, Eimar Lopes, ex-presidente do CRO-RN, falou, esse ano, no plenário do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (CES-RN), sobre o tema “A Inserção do cirurgião-dentista na Rede Hospitalar do Rio Grande do Norte”.

O conselheiro federal falou sobre as ações dos cirurgiões-dentistas (CDs) no ambiente hospitalar e sobre as leis relacionadas à inserção destes profissionais nos hospitais e nas UTIs. Também foi tema de palestra a ação desses profissionais em doenças em que eles podem atuar na melhoria dos pacientes, como a pneumonia associada à ventilação mecânica, que segundo Dr. Eimar, está em 1º lugar na mortalidade e morbida­de, além de ser o segundo em fator de infecções hospitalares.

Para o conselheiro, a higiene oral já está reduzindo a incidência da doença nos pacientes atendidos na UTI do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde já atuam os profissionais da Odontologia com o curso de capa­citação em odontologia hospitalar.

Comunicação do CFO