Prédios dos Três Poderes são iluminados em apoio à campanha Julho Laranja

Foto: Shodo Yassunaga/ Ascom CRO-DF/ Palácio do Planalto

Em apoio à Campanha Julho Laranja, cujo slogan é Cuidados Precoces, Sorrisos pra Toda a Vida, prédios que sediam os Três Poderes da República seguem iluminados com a cor da mobilização durante este mês. A novidade, em 2021, foi a iluminação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em 2020, receberam essa iluminação o Palácio do Planalto, o Ministério da Saúde e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esses órgãos também fazem parte da mobilização deste ano. O Congresso Nacional deu início à iluminação no dia 5 e foi até o dia 19. Outra ação do Legislativo é a tramitação do Projeto de Lei nº 2.416/19, que dispõe sobre cuidados ortodônticos em crianças e adolescentes de 6 a 12 anos de idade. A proposição tem por objetivo promover a autoestima e o bem-estar psicológico dos jovens.

Foto: Shodo Yassunaga/ Ascom CRO-DF/ Supremo Tribunal Federal

No Palácio do Planalto e no Ministério da Saúde, a campanha começou no dia 14 e encerra-se no dia 23. É importante a mobilização do Executivo no sentido de executar os projetos de leis e promover políticas públicas acerca da campanha.

Idealizadora da Campanha

A campanha foi idealizada pela odontopediatra e ortodontista Cibele Albergaria, inscrita no CRO-DF 2475. A primeira edição aconteceu em 2019. Até hoje, o movimento tem obtido resultados acima do esperado e a expectativa é crescer ainda mais. “No ano passado, nós conseguimos, junto à Presidência da República, a iluminação do Palácio do Planalto e foi muito importante, pois gerou bastante visibilidade e despertou a consciência sobre Os Cuidados Precoces, Sorrisos Pra Toda a Vida (slogan da campanha)”, comentou a Dra. Cibele Albergaria. A ortodontista destaca que a iluminação de órgãos públicos federais é essencial para contribuir com a divulgação e alcançar toda a população brasileira. “A iluminação de órgãos públicos com a cor laranja possibilita a divulgação da campanha nos meios de comunicação. E, neste ano, foi muito importante porque sonhávamos iluminar o Congresso Nacional, pois é a principal vitrine em relação às campanhas no Brasil”, comemorou.

Foto: Shodo Yassunaga/ Ascom CRO-DF/ Ministério da Saúde

Apoio do CRO-DF

O presidente do Conselho, Marco Antônio dos Santos, destaca a importância do acolhimento por parte dos órgãos federais, com o objetivo de divulgar e esclarecer a população quanto à importância em prover cuidados ortodônticos preventivos e interceptivos, em saúde pública, para crianças e adolescentes de 6 a 12 anos de idade. “Ao promover a Campanha Julho Laranja, chamamos a atenção para a importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal. Inclui-se na mobilização todos os tipos de doenças e condições bucais, como o tratamento da apneia do sono em pacientes em crescimento e outras intervenções.”

Foto: Shodo Yassunaga/ Ascom CRO-DF/ Tribunal Superior do Trabalho
Foto: Shodo Yassunaga/ Ascom CRO-DF/ Tribunal Superior Eleitoral
Foto: Shodo Yassunaga/ Ascom CRO-DF/ Congresso Nacional iluminado com a cor Laranja

Por Ascom CRO-DF