Reunião do FCFAS destaca prevenção do suicídio para profissionais da saúde

O Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS) ressaltou, em reunião realizada no dia 13 de junho, em Belo Horizonte/MG, a importância da prevenção do suicídio para os profissionais da saúde. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve representado pelo Conselheiro Luiz Fernando Rodrigues Rosa e pela Cirurgiã-Dentista Maria Celeste Morita, membro das Comissões de Educação do FCFAS e do CFO.

O tema foi abordado em palestra pela Coordenadora da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Cofen, Dorisdaia Carvalho de Humerez. Segundo a palestrante, a realidade do profissional de saúde é de sofrimento frente ao trato diário com diversas doenças dos pacientes. “Deparamo-nos com o crescente cenário de angústia, ansiedade, introspecção e quadro depressivo, o que impacta diretamente na produtividade dos profissionais de saúde, bem como induz a retirada da própria vida. Precisamos reverter esse contexto”, pontuou.

O objetivo da temática é ampliar o alerta em todos os ambientes profissionais por meio dos Conselhos que integram o FCFAS, como forma de prevenção da vida. De acordo com dados da “Folha informativa – Suicídio 2018”, da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada três segundos ocorre uma tentativa de suicídio e um suicídio é cometido a cada 40 segundos, em todo o mundo. São 800 mil suicídios por ano, dos quais 65 mil acontecem na região das Américas. Além disso, 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. Ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global.

A proposta do Conselheiro Luiz Fernando Rodrigues Rosa é provocar o debate sobre prevenção ao suicídio ainda em ambiente acadêmico. “Além da abordagem junto aos profissionais em atividade, o suicídio precisa ser abordado junto aos acadêmicos. É preciso prepará-los para os desafios da profissão, considerando, ainda, que parte dos estudantes finaliza o curso com uma situação emocional mais fragilizada, por conta da adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).”, explicou.

Na ocasião, ficou definida também a realização do II Encontro das Comissões de Orientação e Fiscalização dos Conselhos Federais da área da Saúde, nos dias 17 e 18 de julho, em Brasília/DF. O objetivo do evento é motivar um espaço para compartilhamento de informações e discussões referentes às dinâmicas de orientação e fiscalização empregadas por cada conselho profissional. Na primeira edição, o evento abordou o tema “Reunindo Conhecimentos”, dividido em quatro eixos norteadores: Ações exitosas de orientação e fiscalização; Informatização da fiscalização; Ações conjuntas de fiscalização; e Serviço de excelência – selo de qualidade.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br