Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: Conselho acompanha entrega e instalação da cadeira odontológica em Naviraí/MS

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações de Beto Corrêa, Ascom Prefeitura Naviraí

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou nessa quarta-feira, dia 13 de fevereiro, da solenidade de entrega e instalação da cadeira odontológica no município de Naviraí, referente ao 1º lugar na categoria de municípios com até 50 mil habitantes do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2018. A premiação aconteceu em outubro do ano passado, em Brasília/DF.

A partir de agora, a população local conta com uma cadeira odontológica, com equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctora para coleta de dejetos por meio de cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral. A cadeira odontológica foi instalada na Unidade de Saúde da Família Doutor Carlos Vidoto e já está disponível para atendimento da comunidade.

Naviraí foi premiada pelo desempenho na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal, com melhor pontuação, na categoria de municípios com até 50 mil habitantes, dos critérios estabelecidos pelo CFO: financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente. Um total de 90, dos 100 pontos instituídos pelo CFO.

O Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, lembrou que em 2013 Naviraí ficou em 4º lugar na classificação nacional e por meio da prestação de serviço e atendimento de excelência conquistou o 1º lugar. “O CFO parabeniza o prefeito, Izauri Macedo, e toda a equipe de saúde bucal do município que representa exatamente o objetivo do prêmio, que é incentivar as equipes de saúde bucal, valorizar os Cirurgiões-Dentistas e os profissionais auxiliares e técnicos da área Odontológica, com a aplicação de políticas públicas de saúde bucal. Hoje, com a premiação obtida, Naviraí é o município sorriso do Mato Grosso do Sul. Parabéns”, esclareceu.

Ermensson Luiz Jorge também reiterou a importância do reconhecimento local e nacional de Naviraí, acerca das boas práticas e do compromisso prestados em saúde bucal na rede pública. “Com a chegada da cadeira odontológica, a Unidade de Saúde da Família Doutor Carlos Vidoto se mobilizou em melhorias, gerando benefícios no atendimento. A presença do CFO nas solenidades da premiação é indispensável para, in loco, certificarmos que o recurso investido no equipamento vai efetivamente ser revertido no atendimento odontológico da população. Além disso, o CFO entregou o termo de doação da cadeira odontológica para a prefeitura de Naviraí, consolidando assim, a responsabilidade e a transparência da autarquia”, completou.

Segundo o Presidente do Conselho Regional do Mato Grosso do Sul (CRO-MS), José Wilson Capdeville Bastos, o prêmio representa um estímulo para os Cirurgiões-Dentistas de Naviraí e também do estado. “A expectativa é que as iniciativas adotadas que resultaram na premiação possam gerar melhoras efetivas na saúde bucal da população local e, consequentemente, promovam a valorização dos Cirurgiões-Dentistas”, afirmou.

O Prefeito de Naviraí, Izauri Macedo, agradeceu a presença de representantes do Sistema Conselhos – CFO e CRO-MS -, e destacou que o mérito maior dessa conquista é, necessariamente, a satisfação da população em ter acesso a uma equipe que acolhe, trabalha com atenção e resolutividade. “Essa equipe de saúde muito nos orgulha, pois é um trabalho desenvolvido é voltado para as pessoas que não têm condições de receber tratamento odontológico particular e realmente precisam da atenção básica de saúde”, assegurou.

Para a Gerente de Equipe Apoio Odontológico/Coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Fernanda de Souza San Martin. “É uma conquista muito importante para os profissionais da odontologia e para a comunidade local. Esperamos ampliar, ainda mais, o atendimento de excelência para receber outros prêmios com esse mesmo formato”, pontuou.

A Gerente de Núcleo de Assistência Odontológica/Coordenadora de Saúde Bucal de Naviraí, Katia Akemi da Rocha Ujihara Salem, assegura que a premiação nacional é fruto de um intenso trabalho em equipe. “Conseguimos essa premiação graças à atuação e ao empenho de uma equipe que consolidou um trabalho de qualidade e de resolutividade, se destacando em vários critérios de políticas públicas na saúde bucal. Esse prêmio enaltece o município, os profissionais da área odontológica e, principalmente, a população que recebe o atendimento”, acrescentou.

A solenidade também contou com a presença da Secretária do CRO-MS, Silvânia Da Silva Silvestre Cabral, da Tesoureira do CRO-MS, Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio, e do Delegado Regional do CRO-MS, Efrain Neri Santana.

Sobre o Prêmio

O prêmio foi instituído há 14 anos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para homenagear anualmente os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal em três categorias: I – municípios até 50 mil habitantes; II – municípios entre 50 mil e 300 mil habitantes; e III – municípios acima de 300 mil habitantes. O objetivo do CFO é incentivar a excelência do atendimento odontológico na rede pública à população.

A Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO é responsável pela análise e acompanhamento de todo o processo da premiação, avaliando por exemplo, critérios como: o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, presença de Centros de Especialidades Odontológicas; e o menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros. Pelas regras, de acordo com resolução CFO 191/2018, os municípios que concorrem são responsáveis por enviar aos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) a documentação e comprovação das informações, que são remetidas ao CFO.

Em 2018, o prêmio foi reformulado por meio da Resolução CFO 191/2018 e mudou de nome, deixou de ser “Prêmio Brasil Sorridente” para “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal”. No ano passado, 43 municípios receberam menções honrosas em âmbito nacional. Neste ano, a premiação está prevista para acontecer no segundo semestre e pretende expandir para outros municípios.

Fotos: CRO-MS